Dicas para organizar sua geladeira de forma prática e eficiente

25/11/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos

Fundamental para guardar e conservar alimentos, as geladeiras estão presentes em praticamente todas as residências e precisam estar sempre bem organizadas, para que nada estrague ou prejudique seu funcionamento. Para fazer isso de maneira correta, há diversos truques e dicas que permitem que os alimentos durem por mais tempo e que o espaço interno do refrigerador seja melhor aproveitado. Confira:

Freezer cheio

A ideia de que o freezer abarrotado de alimentos não funciona direito é totalmente o oposto do que afirmam os especialistas. Quanto mais próximos um do outro, mais conservados permanecem os alimentos, já que o processo de congelamento se torna mais rápido e efetivo.

Para durar mais

Alguns alimentos precisam ficar posicionados estrategicamente, em partes específicas da geladeira, para que mantenham sua qualidade e sabor. Frango, peixe e frios, por exemplo, devem ficar na parte superior do refrigerador, que é a porção com temperatura mais baixa. Na prateleira de baixo, os elementos com prazo de validade mais curto, como iogurtes, manteiga, além de sobras de alimentos.

Gavetas para os vegetais

Os vegetais e verduras, por serem mais sensíveis, precisam ficar armazenados na parte inferior da geladeira. Isso porque as temperaturas mais amenas evitam que as folhas percam suas características originais e sejam danificadas pelo frio.

Modelo da geladeira

Se você está em dúvida sobre a troca do refrigerador por um mais moderno, esse pode ser o momento certo. As novas geladeiras contam com a tecnologia frost free, que evita o acúmulo de gelo e elimina a necessidade de descongelar o aparelho de tempos em tempos. Além disso, elas garantem uma refrigeração mais uniforme e um controle mais preciso da temperatura. Vale a pena conferir aqui boas opções para comprar pela internet.

Ovos na porta?

A maioria das geladeiras possui possuem um suporte específico para que os ovos possam ser armazenados na porta. Entretanto, muita gente contesta essa posição justamente porque, ao abrir e fechar a porta, a variação de temperatura pode dificultar a manutenção de uma temperatura uniforme. Como os ovos precisam de baixas temperaturas, (principalmente para evitar algumas doenças, como a salmonela), vale a pena investir em outros suportes e armazená-los na primeira prateleira.

Fonte: A Tribuna News