Descubra a capacidade ideal para o seu ar-condicionado

24/01/2017 00h00 - Atualizado há 4 anos

O primeiro aspecto que você deve considerar é o tamanho da área que pretende resfriar (a dica também serve caso opte por um aparelho de parede). Leve em conta ainda a quantidade de pessoas que utilizam o espaço, o número de aparelhos eletrodomésticos instalados no mesmo ambiente e se ele recebe a luz do sol, seja pela manhã ou pela tarde. Isso porque, quanto maior a incidência solar, mais tempo o aparelho levará para resfriar o local, consumindo mais energia. 

Por isso, ambientes de grande circulação como sala, geralmente, consomem mais energia do que um quarto, onde você costuma usar o aparelho apenas para dormir, sem abrir e fechar portas e com poucos eletrodomésticos ligados, não é mesmo? Desse modo, se o único aparelho utilizado em seu quarto é uma TV, por exemplo, não precisa investir em um modelo tão potente. Ou seja, a capacidade em BTU (unidades térmicas britânicas) pode ser menor do que o necessário para a sala.

Leve em conta na escolha do modelo o tamanho do ambiente e o número de pessoas que circulam por ele.  

Cada m2 precisa de 600 BTU

Tão importante quanto saber identificar a capacidade ideal para refrigerar o ambiente, é poder optar pelo ar-condicionado que tenha o melhor custo-benefício. Para fazer sempre a escolha certa, só associado PROTESTE tem acesso a testes comparativos que indicam qual é o melhor produto.

As BTU, por sinal, costumam deixar muitos consumidores em dúvida. Esse também é o seu caso? Fique tranquilo! Mostraremos a você como calcular a capacidade  necessária para o modelo que pretende comprar.

O ponto de partida é 600 BTU, refrigeração necessária para cada m2 do local. Considere ainda 800 BTU por pessoa que circula pelo ambiente, mais 800 BTU para cada aparelho ligado. Caso o cômodo seja alvo de incidência solar, multiplique por 1,25 na calculadora.

Um quarto de 12m² frequentado por duas pessoas, por exemplo, com dois eletrodomésticos (um computador e uma televisão), que não recebe luz do sol necessita de um ar-condicionado de 10 mil BTU. Veja como chegamos a esse cálculo:

 Necessidade de refrigeração = (12 x 600) + (2 x 800) + (2 x 800) = 10.400 BTU/hora (nesse caso, você pode arredondar e adquirir um aparelho de 10 mil BTUs).

Já uma sala com 15m² frequentada por duas pessoas, com três aparelhos (uma TV, um home-theater e um computador), que tenha incidência solar, vai precisar de um modelo de 17 mil BTU. Entenda:

Necessidade de refrigeração = [(15 x 600) + (2 x 800) + (3 x 800)]  x 1,25] = 16.250 BTU/hora (como a sala é uma área de grande circulação, aconselhamos que você opte por um aparelho de 17 mil BTU).

Na tabela abaixo, mostramos outros exemplos de capacidade de refrigeração média sugerida. Consideramos uma sala, com um eletrodoméstico, por onde circulam duas pessoas. 

 Vale lembrar que não é recomendado usar aparelhos com potência muito inferior à indicada, o que causaria problemas para o equipamento. Além disso, sua despesa com manutenção e o consumo de energia tendem a aumentar e o aparelho poderá levar mais tempo para resfriar o ambiente ou até mesmo não atingir a temperatura desejada.

Por outro lado, você não deve utilizar modelos com capacidade de refrigeração muito acima da necessária para a sua casa. Você poderá notar maiores oscilações de temperatura e, sobretudo, o aumento no consumo de energia. Além disso, o ar-condicionado não será eficiente na redução da umidade do cômodo, uma de suas funções.

Gostou deste conteúdo? ASSOCIE-SE agora e tenha acesso a todos os testes exclusivos que só a PROTESTE traz para você! Se você já é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2205 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3800 (de celular).