Vigilância encontra focos do Aedes em cerca de 300 imóveis do município
De acordo com o Coordenador de Vigilância em Saúde do Município, Jesiel Ratier, responsável pelo setor de Controle de Vetores, o índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti já alcançou o expressivo número de 1,85 % dos imóveis do município. Com Sidrolândia tendo cerca de 15 mil imóveis, entre terrenos e edificações, equivale a dizer que foram encontrados focos do mosquito em cerca de 300 desses locais.
Jesiel ainda coloca que desses cerca de 300 imóveis, onde foram encontrados os focos, 90 % são edificações (residências e pontos comerciais) e apenas 10 % foram em terrenos baldios.
De acordo com o Coordenador, o índice preconizado pelo Ministério da Saúde é de 1%, portanto destaca que Sidrolândia, com 1,85 %, está com praticamente o dobro do índice aceitável, sendo conduzida para um grande risco de epidemia de dengue.
Nem o trabalho constante das equipes de Vigilância e nem as constantes aplicações de inseticida (fumacê) estão conseguindo manter os índices em níveis aceitáveis. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, em 2019 Sidrolândia já registrou 1.565 notificações (casos suspeitos, enviados para laboratório onde há confirmação ou descarte da doença), dessas foram confirmados 258 casos positivos, 10 casos de Isolamento Viral – Dengue Tipo 2.
Só na última semana, no período entre 19 e 25, foram 28 notificações e 2 confirmações de Dengue.
A Secretaria de Saúde alerta para que os cuidados para evitar a proliferação do Aedes devem ser constantes, que o trabalho das equipes de vigilância, na fiscalização e controle da praga, está a pleno vapor, mas que a população deve colaborar evitando criar condições para que o mosquito se reproduza.