Vereadores assinam comunicado para montar comissão de fiscalização e acompanhamento dos trabalhos da APAE

28/02/2018 00h00 - Atualizado há 4 anos

Na noite desta terça-feira (27), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, foi lido um comunicado, assinado por oito dos quinze vereadores, informando que será montada uma comissão de Acompanhamento e Fiscalização dos trabalhos realizados pela APAE de Sidrolândia.

A intenção do grupo de vereadores é fiscalizar a prestação de contas e a aplicação dos recursos, visto que a entidade recebe subvenções públicas e apura, a vários meses, denúncias de evasão de recursos.

A Comissão não é uma coisa inventada e sim obrigação do vereador, que deve fiscalizar a aplicação de recursos públicos dentro do município, tanto por parte do Executivo, quanto pelas entidades subvencionadas, colocou o Vereador Cledinaldo Cotócio.

O Comunicado tem os nomes dos vereadores Cledinaldo, Geosafá (Fá), Celso Pereira, Dr. Kennedi, Jonas, Itacir (Gringo), Edno e Jean Nazareth. Professor Tadeu não  assinou porque é membro de uma das lojas maçônicas que administram a entidade, uma questão ética.

A APAE começou 2018 com uma verdadeira bomba, denúncias de desvios vazaram e a direção da entidade abriu uma auditoria interna para apuração. O funcionário Glauciomar Oliveira da Silva foi afastado e acusado pelos desvios, mas até o presente momento não se tem ideia do montante total desviado e nem se houve a participação de outras pessoas nesses ou em outros casos.

O grupo de vereadores também recebeu denúncias de que a entidade estaria sendo utilizada com finalidades políticas, funcionárias antigas e altamente especializadas foram demitidas, sem justificativa plausível, sendo contratadas outras profissionais em seus lugares, supostamente por indicações políticas ou por possuírem parentesco com mantenedores da entidade.

As profissionais dispensadas e seus níveis de gradação estão abaixo especificados:

Cleidineia: 28 anos trabalhando na APAE

Graduada em Pedagogia em Séries Iniciais;

Pós-graduação em Diversidade e Educação Especial;

Pós-graduação em Gestão Escolar; e Mestrado em Educação. 

Adriana:

Graduada em Pedagogia;

Pós-graduação em Educação Especial.

Antoninha: 25 anos trabalhando na APAE

Graduada em Pedagogia em Séries Iniciais;

Pós graduação em Diversidade e Educação Especial;

Pós graduação em Neuropsicopedagogia.

Marilza:

Graduada em Pedagogia;

Pós-graduação em Educação Especial.

Contatamos o Presidente da APAE, Sr. Glaucio  Eidi Hisatsugu, que nos respondeu alguns questionamentos.

Visão Popular: Os vereadores encaminharam hoje a formação de uma comissão para acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos da APAE, também fiscalizar o andamento das investigações sobre os desvios. Qual sua manifestação, como Presidente, sobre o assunto?

Glaucio: Estou por fora ainda dessa decisão tomada, mas creio que será proveitosa ajudando na transparência sobre a destinação dos recursos municipais. A auditoria está concluindo seu trabalho.

Visão Popular: Também receberam denúncias de que servidoras antigas e bem graduadas profissionalmente, foram demitidas e contratadas pessoas por indicação política e de mantenedores (doares). Isso procede?

Glaucio: Não sei sobre isso, mas sei que a APAE não faz concurso para contratar funcionários.

Finalizando o Presidente nos informou que os valores apurados estão entre 350 e 400 mil reais.