Vereadoras conduzem sessão em homenagem ao "dia da Mulher"

07/03/2023 16h19 - Atualizado há 1 ano

A sessão foi presidida pela vereadora Cristina Fiuza, secretariada pela Vereadora Joana Michalski

Cb image default
Divulgação

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Sidrolândia, realizada na manhã desta terça-feira (07), foi presidida pela Vereadora Cristina Fiuza e secretariada pela Vereadora Joana Michalski. Essa ação foi promovida pelo presidente da Casa, Vereador Otacir Figueiredo, em alusão ao "dia da Mulher" comemorado amanhã (08).

Cb image default
Divulgação

A delegada de Polícia Civil, Drª Cynthia Karoline Bezerra Gomes, fez uso da "tribuna livre", destacando a importância de alertar a sociedade para os diversos tipos de violência a que o sexo feminino vem sendo exposto. Pontou os canais para denúncias de crimes contras as mulheres, bem com afirmou que essas denúncias vem tendo seu número aumentado devido ao trabalho da autoridade policial, destacando a importância da "Sala Lilás".

Drª Cynthia tem ministrado palestras em escolas no município, com a finalidade de orientar meninas com relação a violência contra a mulher. " Eu entendo que o trabalho preventivo, ele é extremamente importante, a orientação, por isso me dispus a palestrar nas escolas municipais, a ensinar essas meninas, a orientá-las, porque falar de violência doméstica, trás conhecimento, trás orientação e, é importante que se entenda que violência doméstica não é só o ato de violência física, são cinco tipos de violência", afirmou a delegada.

Cb image default
Divulgação

As vereadoras Cristina Fiuza e Joana Michalski são autoras de cinco leis que vem de encontro a proteção e direitos do sexo feminino.

A Vereadora Cristina Fiuza é autora das seguintes leis:

- LEI MUNICIPAL Nº. 2034/2021 “Dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas de grande porte do Município de Sidrolândia, que possuem em seus quadros no mínimo 60% (sessenta por cento) de funcionários do sexo masculino, a oferecerem, anualmente, palestras sobre o tema violência doméstica”. 

- LEI MUNICIPAL Nº. 2075 de 23 de Maio de 2022. “Institui a política municipal de proteção e atenção a integral as vítimas de tentativa de feminicídio e a órfãos e órfãs de feminicídio decorrente de violência doméstica.” 

- LEI MUNICIPAL Nº. 2060 de 17 de Dezembro de 2021. “Institui a campanha “sinal vermelho” como mecanismo de combate e prevenção à violência doméstica e familiar prevista na lei nº 11.340, de 07 de agosto de 2006 – Lei Maria da Penha”.

Já a Vereadora Joana Michalski é autora das leis:

- LEI MUNICIPAL Nº. 2036/2021 “Dispõe sobre a conscientização e informação sobre a menstruação, e o fornecimento de absorventes higiênicos”. 

- LEI MUNICIPAL Nº. 2069/2022. “Institui no calendário oficial de datas e eventos do município de Sidrolândia – MS a Cavalgada Especialmente Mulher".

Por TONI REIS