Veículo com excesso de peso abala pilar de ponte rescem reformada no Barra Nova

05/08/2017 00h00 - Atualizado há 4 anos

Foto Altair de Abreu

A falta de fiscalização de excesso de peso em veículos de transportes de carga, principalmente no Mato Grosso do sul, vem trazendo prejuízos a sociedade com relação a destruição da pavimentação asfáltica e principalmente danos a pontes de estradas rurais. Exemplo disso o que ocorreu nessa semana na ponte do Assentamento Barra Nova, entregue reformada a população a menos de trinta dias, tendo que ser interditada por abalo na estrutura, conforme mostra a foto acima, causado pelo afundamento de uma das colunas de sustentação, ocasionado pela passagem de um veículo com peso muito acima do permitido.

Uma equipe técnica da empresa Belter Construções  LTDA, especializada em Construção e recuperação de pontes, esteve no local e constatou os danos, prontamente deslocou uma equipe de serviço para fazer a recomposição da ponte.

A  Prefeitura, mesmo com a falta de recursos,  já recuperou diversas pontes na zona ruaral, outras, como no caso da localizada na Aldeia Córrego do Meio, já foram vistoriadas e serão recuperadas em breve. No caso específico da Córrego do Meio houve, nessa semana, uma vistoria por parte de técnicos da empresa contratada e os trabalhos terão início na semana que vem.

[caption id=attachment_28721 align=alignleft width=300] Foto Rafael Brites[/caption]

A atual administração recebeu estradas e pontes da zona rural em petição de miséria, muitos locais intransitáveis, mas em sete meses já conseguiu  devolver o direito de  “ir e vir”, garantido pela Constituição Federal, a todas as regiões, procurando de imediato resolver  os problemas mais crônicos, mas sem deixar nenhuma região desassistida.

 “Temos dificuldades, recebemos a maioria das estradas e pontes com problemas, mas nosso compromisso é de resolvê-los. Estamos trabalhando com recursos escassos, mas acreditamos que está havendo evolução” colocou o Prefeito Marcelo Ascoli.

“Pedimos a cooperação dos transportadores de cargas para que respeitem a legislação, com relação a tonelagem permitida, para que problemas, como esse ocorrido na ponte do  Barra Nova, não venham a se repetir, pois além de onerar o erário público ainda impedem a locomoção das pessoas e acabam por dificultar o próprio trabalho desses transportadores, além de prejuízos aos produtores que precisam escoar sua produção”, colocou Nilo Cervo, Secretário de Infraestrutura.

Fiscalização e punição

O procedimento ideal para identificação de caminhões com excesso de peso é a pesagem em balanças apropriadas, geralmente instaladas em rodovias, sejam móveis ou fixas. De qualquer modo, o que ocorre é que há muito pouca fiscalização nas estradas ou rodovias e nenhuma dentro das cidades.

Onde existem balanças há a possibilidade de se efetuar a pesagem, embora fiquem fechadas em vários períodos do dia em algumas rodovias, o abuso dos caminhoneiros é reduzido pelo receio de serem multados ou terem seu veículo apreendido. Já em locais onde não existe balança, os caminhoneiros abusam e trafegam com cargas até 2 vezes mais pesadas do que o caminhão poderia transportar.

Foto principal Altair de abreu