Trote mobiliza guarnição do Corpo de Bombeiros e causa alvoroço pela cidade

23/04/2016 00h00 - Atualizado há 4 anos

Na noite desta sexta-feira (22), por volta das 22:30 hs, a unidade do Corpo de Bombeiros de Sidrolândia, recebeu um chamado de incêndio, que estaria ocorrendo na Rua João Márcio Ferreira Terra, entre as Ruas Joaquim dos Santos e Vicente Brito, Bairro Cascatinha. Prontamente uma guarnição completa, caminhão e ambulância, deslocou-se para o local indicado, chegando lá só encontraram fumaça que, segundo eles, pelo cheiro era de lixo queimado, não conseguindo identificar de onde vinha, pois provavelmente, com a grande movimentação de bombeiros e populares, certamente quem estava queimando o lixo deve ter apagado o fogo.

Conforme relataram alguns bombeiros esse tipo de trote está se tornando rotina, pessoas queimam lixo nos quintais e os vizinhos, incomodados com a fumaça, ligam para a corporação com a informação de incêndio.

O Corpo de Bombeiros orienta para que em momento algum passe trote de falso acidente ou incêndio. Isto pode gerar ocorrência e deslocar viaturas fazendo com que outra ocorrência em andamento seja prejudicada.

Esse tipo de ligação é considerado trote, ressaltando que o trote é crime previsto no Art. 340 do Código Penal - Decreto Lei 2848/40, com pena  de detenção, de um a seis meses, ou multa.

Como o trote, a queima doméstica de resíduo domiciliar, de natureza vegetal ou qualquer outro tipo de resíduo, também é crime, previsto na Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998, com multa entre 500 e 50 milhões de reais, além de pena de reclusão de 1 a 5 anos.