Somente no período de janeiro a agosto ocorreram 2 suicídios e 19 tentativas em Sidrolândia
O suicídio é um mal que vem afetando o mundo como um todo, prova disso a mobilização da Organização das Nações Unidas (ONU) que promove todos os anos a campanha, tendo o mês de setembro como referência.
A situação em Sidrolândia não é diferente, somente nos últimos cinco anos o município foi palco de 15 suicídios.
Mesmo com campanhas como o Setembro Amarelo e serviços públicos que oferecem ajuda, no período de janeiro a agosto de 2018 houveram em Sidrolândia 2 suicídios e 19 tentativas.
Conforme levantamentos do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a zona rural apresenta números mais preocupantes, pois das 19 tentativas 8 foram em área rural, sendo que a população residente no campo é muito menor que a da zona urbana, que na estatística aparece com 11 das 19 tentativas.
No detalhamento por faixa etária 8 casos, de tentativa de atentado contra a própria vida, foram cometidas por homens entre 15 e 57 anos e 11 por mulheres entre 13 e 58 anos.
Na maioria dos casos, 17 deles, o meio utilizado foi a ingestão de medicamentos e nos outros dois foi escolhido o enforcamento.
Mesmo com altos índices, que são preocupantes, o levantamento do CAPS revela que houve diminuição das ocorrências, comparando ao mesmo período de 2017.
O suicídio é um importante problema de saúde pública em todo o mundo. Afeta famílias, comunidades e países inteiros. Por isso, desde 2003, a Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) promovem a cada 10 de setembro o Dia Mundial para a Prevenção ao Suicídio. Neste ano, o lema da campanha é “Doe um minuto de seu tempo. Mude uma vida”. O objetivo é conscientizar a população de que o suicídio pode ser prevenido.
Aproximadamente 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano. Para cada suicídio, há muito mais pessoas que tentam o suicídio a cada ano. A tentativa prévia é o fator de risco mais importante para o suicídio na população em geral.
O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos e 78% dos suicídios no mundo ocorrem em países de baixa e média renda.
A Ingestão de pesticida e altas doses de medicamentos, o enforcamento e armas de fogo estão entre os métodos mais comuns de suicídio em nível global.
Com a finalidade de mobilizar a população mundial, a Campanha Setembro Amarelo – iniciada em 2003 pela Associação Internacional de Prevenção ao Suicídio (IASP) e Organização Mundial de Saúde (OMS) – lembra que este é o Mês Internacional de Prevenção ao Suicídio. O Brasil é o oitavo em ocorrências no mundo, e Mato Grosso do Sul também registra elevado número de casos.
Em Sidrolândia a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, com organização e desenvolvimento pela Gerência de Saúde Mental, realizou nesta quarta-feira (05) o 2º Encontro Municipal de Prevenção ao Suicídio.
A psicóloga Ana Paula Barbosa, gerente de Saúde Mental, disse que o material de divulgação explica que o objetivo do Encontro para este ano é aprimorar o conhecimento de profissionais, como médicos, enfermeiros e trabalhadores das áreas da saúde, educação, serviço social, para lidarem com pessoas em sofrimento grave e comportamento suicida.
Ela revelou que a população receberá ações de conscientização a respeito da realidade do suicídio e suas formas de prevenção em locais públicos como unidades de saúde, escolas e empresas por meio de palestras e atividades educativas.
O Encontro também contou com a participação do secretário Municipal de Saúde Nélio Saraiva Paim Filho – que no ato representou o prefeito Dr. Marcelo Ascoli – do Conselho Municipal de Saúde – representado por alguns membros e pelo presidente Pedro Macedo Granja – diretora Márcia Bordignon da Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade.
Neste ano a ação promete orientar o público sobre como identificar o comportamento de risco suicida nos pacientes.
Com informações:
site nacoesunidas.org
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Sidrolândia
Imagem ilustrativa do Blog Psicologia e Prevenção de Suicídio