Sidrolândia registra mais de 2 casos de violência contra mulheres todo o dia

21/01/2019 00h00 - Atualizado há 4 anos

Levantamento realizado pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres de Sidrolândia, junto à SEJUSP através da Polícia Civil, demonstra que, oficialmente, houveram 779 registros de violência doméstica, somente no ano de 2018, em nosso município, ou seja, 2,1 casos por dia. Mesmo com uma redução de 3,6% em 2018, em comparação com o ano de 2017, os números ainda são preocupantes, segundo a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres no município, Natalia de Souza.

Os casos registrados vão desde violência doméstica, estupro, feminicídio tentado (tentativa de homicídio quando a vítima é mulher), feminicídio (homicídio quando a vítima é mulher), ameaça e lesão corporal. 

Dentre todos os registros de ocorrência (BOs) feitos na DEPOL de Sidrolândia, os casos de violência contra mulher representam 40%, o que significa que a cada 100 denúncias, 40 são de crimes praticados contra mulheres.

É importante salientar que existem estatísticas que demonstram que cerca de 70% das mulheres, vítimas de agressões, não denunciam seus agressores, que na grande maioria das vezes são seus próprios companheiros. 

Nos casos de estupro o medo da exposição ou de retaliação faz com que esse índice seja bem maior, estudos comprovam que aproximadamente 84% das vítimas não denunciam.

Violência contra a mulher é crime. Lei Maria da Penha nº 11.340/2006. Qualquer tipo de agressão deve ser denunciada. Em Sidrolândia, as mulheres podem encontrar apoio na Rede de Atendimento às Mulheres em situação de violência através da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, rua São Paulo, 1386, telefone 3272-2717 ou Disque 180. Procure ajuda ou orientações.

É importante o envolvimento da sociedade no enfrentamento da violência. Conhecer os direitos das mulheres, conhecer a lei Maria da Penha e, principalmente, saber que a mulher em situação de violência tem apoio através da Rede para quebrar o ciclo da violência. A mulher não estará sozinha aqui no município, afirmou Natalia.

Em Agosto de 2018, Sidrolândia recebeu o Selo de Prefeitura Amiga da Mulher, do Governo do Estado. Foram inscritos três projetos: Maria da Penha vai à Escola, Agosto Lilás e Projeto Urucum. Os três projetos foram selecionados no selo e o Maria da Penha vai à Escola foi destaque entre os municípios participantes.