Sidrolândia avalia viabilidade de projeto piloto de piscicultura em assentamentos

20/08/2025 09h55 - Atualizado há 2 dias
Cb image default
Divulgação

Na última terça-feira (19), Sidrolândia recebeu uma visita técnica de professores da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) para discutir a viabilidade de implantação de um projeto piloto de piscicultura no município.

Participaram da agenda a Professora Juliana Carrijo, médica veterinária, professora da UFGD e coordenadora geral do projeto Centro de Desenvolvimento Rural (CDR); a Professora Daniele Albuquerque, engenheira de pesca, professora da UFGD e coordenadora do Eixo Produção Animal do Projeto CDR; e o Professor Dr. Régio Toesca, administrador, professor da UFGD e coordenador do Eixo Gestão & Empreendedorismo do Projeto CDR.

A comitiva esteve acompanhada pelo secretário da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEMAA), Cleyton Martins, e pelo prefeito Rodrigo Basso, visitando os assentamentos Eldorado e Capão Bonito.

O objetivo da visita foi identificar o potencial local para o desenvolvimento da piscicultura como alternativa de diversificação econômica e geração de renda para as famílias assentadas. A avaliação técnica vai subsidiar a elaboração de um projeto piloto, que poderá servir de modelo para futuras iniciativas no município.

De acordo com a Professora Juliana Carrijo, a visita reforça o compromisso da gestão municipal com a agricultura familiar. “Foi uma visita técnica muito importante e produtiva que demonstra o interesse dos gestores públicos como o prefeito Rodrigo e o secretário Cleyton em buscar melhorias e planejar ações para o município, especialmente para a agricultura familiar que é tão importante para Sidrolândia. É uma terra rica quanto a natureza e que apresenta um desenvolvimento rápido com a chegada de indústrias de diferentes setores e o olhar cuidadoso da gestão em procurar parcerias que possam efetivamente colaborar com projetos que impulsionem o desenvolvimento rural sustentável, inclusivo e socialmente justo demonstra preocupação para realizar uma gestão eficiente e humana”, destacou.

Segundo o prefeito Rodrigo Basso, a parceria com a universidade representa um passo importante para fortalecer a agricultura familiar em Sidrolândia. “Estamos buscando alternativas que possam garantir mais oportunidades e renda para os produtores, e a piscicultura surge como uma atividade promissora para nossa região”, ressaltou.