SENAR e PREFEITURA proporcionam Curso de beneficiamento caseiro da mandioca para assentados do Eldorado

21/07/2015 00h00 - Atualizado há 5 anos

O SENAR MS e a Prefeitura Municipal de Sidrolãndia, através da Coordenadoria de Politicas Publicas para Mulheres tem realizado uma serie de Cursos para homens e mulheres da Agricultura Familiar em Assentamentos e Aldeias do municipio, e dando continuidade no roteiro que é pré determinado pelo orgão, as equipes responsaveis por essa capacitação chegam nesta quinta feira, dia 21 de julho no Assentamento Eldorado com o Curso de Beneficiamento e Transformação Caseira da Mandioca.

Segundo levantamentos realizados pelo CEPEA - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq/USP, Mato Grosso do Sul é o segundo estado maior produtor de mandioca com uma produção de 97,7 toneladas em 2014. A mandioca é hoje, considerado o alimento do século pela FAO - Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, devido a sua impootância como uma fonte de alimento e de segurança alimentar. De acordo com informações da instituição, a produção mundial do alimento aumentou 60% desde 2000.

Conforme informou a tecnica em Economia Domésca e instrutora do SENAR-MS, Vera Luycia de Almeida Milan, o objetivo do Curso de Beneficiamento da mandioca é o de ensinar a trabalhar com a mandioca de forma Artesanal, utilizando-a em diversas receitas, salgadas ou doces. No curso os alunos aproveitam a mandioca em sua totalidade, o tuberculo (raiz), a folha e a entre casca. Com base neste aproveitamento surgem bolo, torta salgada, biscoito, pão de queijo, chipa e até pudim.

A Coordenadora de Politicas Publicas para Mulheres, Solangi Stefanello, para o curso que começa nesta terça feira no Assentamento Eldorado, estão inscritos 15 participantes e terá duração de 24 horas. Para se inscrever nos cursos do SENAR-MS o aluno precisa ter 18 anos completos, ser alfabetizado e não ser portador de doenças Infecto-contagiosas. Em Sidrolândia, o Curso é coordenado pelo Sindicato Rural presidido pelo jovem Pecuarista, Rogério de Menezes que tem Jorge Rebeschini como agente Mobilizador do SENAR.

Cid Pinheiro - Assessor de Comunicação

Fotos - Senar e Cezar Dias