SEM CONTROLE: Motoqueiros passam pela cidade, lotam conveniências e promovem aglomerações
Alguns estabelecimentos rasgam o decreto e descumprem a lei, abrindo e promovendo aglomerações
Enquanto a maioria dos supermercados, mercados, mercearias e conveniências cumpriam o Decreto municipal 121/2020, que proíbe a abertura, nos domingos, desse tipo de estabelecimento, na Avenida Dorvalino dos Santos, no centro da cidade, dois estabelecimentos, a Casa do Pão de Queijo e a Ki-Pão, abriram normalmente promovendo enormes aglomerações, principalmente de motoqueiros vindos de outros municípios.
Pela internet a indignação de muitos foi o fato de que comerciantes de menor poder aquisitivo cumprem a lei, enquanto que os considerados grandes não.
Com a abertura dos comércios os artigos 15 e 19 do decreto foram descumpridos, mas até onde se sabe não houveram multas, somente "orientação" aos infratores, prática que tem contribuído para o desrespeito a lei, pois os transgressores sabem que, em último caso, irão levar um "puxão de orelhas".
O governo municipal tentou adicionar barreiras sanitárias às ações de combate ao coronavírus, mas foi demovido da ideia pelas autoridades policiais e da justiça. A pergunta é como a prefeitura irá conseguir evitar esse tipo de deslocamento em massa até a área urbana do município.
Ninguém consegue mensurar a carga viral que pode ter sido transportada até Sidrolândia por essas dezenas de motoqueiros e nem o resultado que isso pode ter com relação a infecção da população, afinal muitos funcionários foram expostos a essa situação. Inclusive um deles chegou a demonstrar preocupação com a quantidade de pessoas dentro do estabelecimento, sendo repreendido pelo gerente.
Por TONI REIS