Secretário de Saúde escolhe para quem divulgar informações e levanta dúvidas na população

07/05/2020 08h38 - Atualizado há 4 anos

O Secretário de Saúde de Sidrolândia divulga informações de maneira privilegiada e seletiva para alguns órgãos, enquanto a grande maioria da imprensa tem dificuldades para informar a população.

Cb image default
Divulgação

Enquanto alguns órgãos de imprensa recebem informações seletivas e privilegiadas, outros estão tendo dificuldades para informar a população. No dia de ontem (06) isso ficou mais claro, depois que vazou, de dentro da Secretaria de Saúde do Município, para um site em especial, a informação de que um paciente de Sidrolândia teria apresentado resultado positivo para o COVID-19. Informação essa que só o laboratório e a Secretaria possuíam.

Entramos em contato com servidores da Secretaria que, visivelmente desagradados com nossos questionamentos, confirmaram o caso, afirmaram que a informação era extraoficial, pois não havia sido divulgada no Boletim da Secretaria de Saúde do Estado, e que não deveria ser repassada qualquer informação que levasse a identificação do paciente, nem mesmo seu local de trabalho.

Respeitamos a solicitação e para nossa surpresa, 26 minutos após postarmos a matéria, fomos informados que um site teria publicado matéria sobre o assunto, praticamente identificando o paciente, com informações que eram só de conhecimento da Secretaria de Saúde do Município, inclusive com "revelações" feitas pelo próprio Secretário de Saúde NÉLIO SARAIVA PAIM FILHO, conforme afirmou o site.

Cb image default

Informações privilegiadas tem sido constantemente repassadas ao site em questão, principalmente com referência a ações relacionadas ao combate ao COVID-19, uma prática antiética e que comprova o estreito relacionamento de certos setores da Administração Pública Municipal com o site, em detrimento de outros.

Esses desencontros acabam levantando dúvidas na população, quanto a veracidade das notícias, pois para uns meios elas saem com um conteúdo e para outros com outro.

Já solicitamos que periodicamente, como em outras localidades, sejam repassados boletins ou notas com informações sobre ações e evolução da doença em nosso município, mas acertos políticos parecem ser um entrave para que isso ocorra.

A finalidade do VISÃO POPULAR não é fazer política e sim bem informar a população que acessa o SITE. Continuaremos a brigar pelo direito a informação, garantido pela Constituição Federal, tanto aos órgãos de imprensa, quanto a população em geral.

Por TONI REIS