Secretária quer obrigar servidores a comparecerem a cerimônia da Tocha Olimpica

22/06/2016 00h00 - Atualizado há 4 anos

Prevendo um retumbante fiasco, a Prefeitura de Sidrolândia, por intermédio de sua escudeira mais fiel, a Secretária de Educação, Sônia Dal Paz, convocou os servidores da educação, para estarem presentes a cerimônia de recebimento e acompanhamento da tocha olímpica, que fará sua passagem por Sidrolândia no próximo domingo (26), na parte da manhã, ficando em nosso município pouco mais de 50 minutos. Não é um convite e sim uma “convocação”, quem não se fizer presente será punido com falta, mesmo sendo em um domingo, pois a secretária, novamente alterando o calendário escolar, irá dar folga na segunda (27), compensando o domingo e tratando o dia 27 com conteúdo programático, que não conta como dia letivo.

Na realidade o executivo, em especial a secretária de educação, não aparenta estar preocupados com questões importantes, visto o caso das apostilas, dos diários “On Line”, do começo das aulas sem material para atividades, das crianças dos assentamentos que, na grande maioria, não tiveram 60 dias de aula em 2016.

Os professores estão sendo orientados a estarem, no domingo (26), por volta dás 08:00 hs, nos fundos da escola Pedro Aleixo, onde haverá a concentração e conferência dos presentes. A grande maioria desses profissionais não aceita a determinação da Administração apontando, como o principal motivo, o fato dos pais não terem onde deixar seus filhos, na segunda-feira, principalmente os pequenos que frequentam as creches municipais. O mais grave não é a questão da obrigatoriedade do comparecimento, nem o desrespeito ao calendário, mas o fato de tudo estar sendo feito de maneira extra-oficial, pois sabendo da ilegalidade a secretaria não expede nenhum documento oficial, devidamente timbrado e assinado, identificando o assunto e o autor do mesmo. Prova disso é um papelucho distribuido em uma das escolas municipais, convidando pais e alunos e já comunicando que na segunda não haverá aula.

A preocupação maior é manter uma falsa aparência de prosperidade e desenvolvimento, imagens que vem sendo trabalhadas com mastros, bandeiras, gramados, coqueiros e a “cascata”, legitima representante da preocupação da Administração para como a população.