Secretária de Educação suspende aulas em algumas escolas na zona rural

03/03/2016 00h00 - Atualizado há 4 anos

Na manhã desta quinta-feira (03), durante sua fala na Rádio Pindorama, a Secretária de Educação, Sonia dal Paz, colocou que os alunos da rede pública municipal, que estudam em algumas escolas na zona rural, estão com as aulas suspensas, por tempo indeterminado. Segundo a Secretária, que contrariando o Estado, não abriu mão de começar o ano letivo dia 29, começando quase um mês antes, as estradas estão intransitáveis, impossibilitando o transporte escolar e também o de professores, para algumas escolas. Afirmação completamente oposta a que a mesma fez, em reunião com professores, na Câmara Municipal, quando ordenou o começo das aulas.

Não há prazo estabelecido para o retorno e muito menos para a recuperação do calendário pois, segundo ela, isso só será tratado depois que pararem as chuvas e as estradas forem recuperadas, possibilitando o retorno.

No caso de alunos da zona rural, que estudam na cidade e que a condução não conseguir chegar até eles, a Senhora Sonia coloca que serão os pais responsáveis por trazê-los até as escolas, ficando com falta e sem o conteúdo os que não comparecerem.

A dificuldade que hoje impede nossas crianças e jovens, da zona rural, de frequentarem a sala de aula, já era anunciada a muito tempo. Desde o início do atual governo, com relação as estradas rurais, só foram tomadas medidas paliativas, não se tratou os pontos críticos como deveriam ser tratados, empurrando a responsabilidade para o INCRA, que também não se movimentou, até porque, por conta própria, não iria fazer o serviço.