SANESUL: Substituição da rede de água já chega perto de 50%
Sanesul prossegue com os trabalhos de substituição da rede de água antiga.
Depois de concluir a substituição de encanamentos antigos em grande parte da Rua João Márcio Ferreira Terra, a empreiteira contratada trabalha em outras ruas do centro da cidade.
Com a conclusão do projeto, que prevê um investimento na ordem de 1 milhão de reais, além da substituição de encanamentos e cavaletes a empresa espera reduzir os vazamentos na rede, que giram em torno de 40%, ou seja, de cada 100 litros de água tratada que vai para a rede de distribuição, 40 litros se perdem pelo caminho.
O serviço de substituição, que começou pela Rua João Márcio, será realizado também nas ruas Rio Grande do Sul, Paraíba, Alagoas, Prefeito Jaime Ferreira, Lúcia de Souza Melo, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás e Santa Catarina.
A substituição da rede antiga está incluída em um projeto com recursos da FUNASA, na ordem de 2,5 milhões de reais, que também inclui a construção de uma adutora que levará a água recalcada, do novo super-poço, a reservatórios que estão sendo concluídos no loteamento Nova Era.
Segundo levantamentos da equipe técnica cerca de 50 % dos trabalhos já foram realizados e há uma expectativa, se as condições climáticas ajudarem, de que a obra esteja concluída no mês de outubro.
O Supervisor da Sanesul aqui no município, Sr. Bernardino Lugo, reconhece os transtornos causados pela obra, mas argumenta que para a efetivação da mesma não tem como ser diferente, pois é preciso retirar a pavimentação asfáltica e escavar o solo, ações que acabam por gerar poeira, que com o clima seco acaba por se espalhar pela atmosfera.
Infelizmente não tem como fazer um omelete sem quebrar os ovos, mas os benefícios proporcionados por essa obra são bem maiores que os transtornos, principalmente para a saúde da população, afirmou o Supervisor.