SALA LILÁS: Presença dos três poderes no evento de inauguração pode ser a garantia do sucesso
A solenidade de inauguração da SALA LILÁS, da DEPOL de Sidrolândia, ocorreu na manhã desta quarta-feira (07) e contou com a presença de grande público. Compareceram além de autoridades do Executivo Municipal, Vereadores, Deputados Estaduais, representantes do Governo do Estado, da Defensoria Pública, do Judiciário e Ministério Público local, além de servidores das diversas pastas da administração municipal.
O frei Onil Lorenzetti conduziu uma rápida cerimônia religiosa, abençoando o local.
A cantora sidrolandense Thamiris Pereira apresentou uma música de sua autoria, intitulada “190”, que aborda o tema violência contra a mulher, encorajando a denúncia contra agressões e maus tratos.
A primeira Sala Lilás inaugurada é a de Sidrolândia, em função do interesse manifestado pela Administração Municipal, que abraçou o projeto estadual e com recursos próprios e mão de obra da Equipe de Manutenção, vinculada à Secretaria Municipal de Governo e Desburocratização (Segov), investiu na implantação do espaço.
Os delegados Diego Dantas Santos, Delegado Titular e Thaís Duarte Miranda, Delegada Adjunta, foram unânimes em salientar a importância do novo espaço, não só na questão da privacidade, mas também da estrutura física, que proporcionará um melhor acolhimento, tanto para as mulheres que procurarem ajuda, como também a idosos, jovens e crianças que forem vítimas de violência.
Drª Thaís disse acreditar que com essa nova estrutura a procura, por parte de mulheres vítimas de violência doméstica, deve aumentar, pois se sentirão mais seguras para denunciar.
Certamente, esse novo instrumento vem contribuir com o excelente trabalho que a equipe da DEPOL de Sidrolândia vem desenvolvendo no combate, não só da violência contra mulheres, mas também contra crianças e idosos.
Além da importância dos agentes políticos presentes ao evento, ficou evidenciada a preocupação e o forte apoio da Justiça, do Ministério Público, da Defensoria e da Polícia Militar do Município. Isso ficou evidente com a presença das três Promotoras de Justiça, Drªs Daniele Borghetti Zampieri de Oliveira, Janeli Basso e Clarissa Carlotto Torres, do juiz de Direito da Vara Criminal da Comarca de Sidrolândia, Dr. Cláudio Muller Pareja, do Tenente-coronel Erivaldo José Duarte, comandante da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, do 2º Tenente Medrado, que representou o 18º Subgrupamento de Bombeiros Militar de Sidrolândia, bem como do Dr. Arthur Demleitner Cafure, titular da 2ª Defensoria da Vara Criminal de Sidrolândia.
O Prefeito Municipal, Drº Marcelo Ascoli, destacou o trabalho da Primeira Dama, Ana Lídia Ascoli, bem como o da Coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Natália Souza, no trabalho para a viabilização do projeto junto ao Governo do Estado.
Drº Marcelo fez uma colocação emblemática, quando afirmou que quanto mais o Homem estiver perto de Deus, tanto mais estará distante de um presídio.
O Chefe do executivo também agradeceu e parabenizou a equipe de manutenção, ligada a SEGOV, pelo capricho e dedicação dispensados aos trabalhos realizados no local.
A Prefeitura foi a responsável por custear o material e ceder a equipe que realizou as obras da SALA LILÁS, bem como pela revitalização, com pintura, do restante do prédio sede da DEPOL.