RECESSOS: Câmara gasta R$ 43.847,68 com campanhas que não veicularam
As mídias foram feitas nos últimos três recessos da Câmara, mas não foram veiculadas nos meios de comunicação do município
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores pagou nos últimos três recessos parlamentares, à agência FIXA Comunicação e Eventos, R$ 43.847,68 para a "CRIAÇÃO E FINALIZAÇÃO" de FULLBANNERS e POSTS para facebook de campanhas publicitárias. Lembrando que durante os recessos do legislativo, em janeiro e julho, não são realizadas campanhas.
Entramos em contato com a Casa de Leis e solicitamos informações sobre esses gastos, bem como cópia dos documentos em questão.
Por intermédio do ofício nº 132/2020, a presidência da Câmara informou que nos recessos de julho/2019 e janeiro/2020, foram realizados serviços de "publicidade institucional", com inserções somente no site da Câmara e que não houve pagamento a nenhum site "externo".
Ocorre que essa "publicidade institucional" custou aos cofres públicos R$ 13.684,80 e R$ 13.384,80, respectivamente. Material produzido e que se limitou a uma postagem individual no facebook da Câmara e, segundo a mesma, BANNERs no site, fato que hoje não tem como ser comprovado.
Com referência ao mês de julho de 2020, o Presidente justifica que, "Em julho de 2020 foi realizada campanha em razão da pandemia do COVID tendo em vista o crescente número de infectados na cidade, a fim de contribuir com o Poder Público e o acesso a informação da população", no entanto a nota fiscal 00004397, emitida pela Agência FIXA, demonstra que a finalidade não foi cumprinda, pois apenas um site veiculou banner das campanhas " NOVOS HÁBITOS e DISK COVID-19. A campanha de julho de 2020 custou R$ 16.778,08.
Ainda existe a questão de uma "PESQUISA DE MÍDIA/COMUNICAÇÃO", que custou R$ 14.300,00, com a comissão da agência, realizada também durante o recesso de julho do ano passado.
Solicitamos e estamos aguardando o posicionamento da agência FIXA sobre o assunto, afinal, entre campanhas e pesquisa, foram R$ 58.147,68, gastos em três meses de campanhas realizadas durante recessos parlamentares.
Por TONI REIS