Reabrir o comércio: Sidrolândia possui mais de 4.600 pessoas acima dos 60 anos

26/03/2020 14h12 - Atualizado há 4 anos

Se só 10% desses idosos contraírem o vírus, iremos precisar de mais de 460 leitos

Cb image default
Divulgação

A pirâmide etária da população Sidrolandense mostra que pessoas com idade de 60 anos acima, representam 8% da população total.

Levando-se em conta que o IBGE apresenta Sidrolândia com uma população estimada, em 2019, de 57.665 habitantes, temos então mais de 4.600 pessoas com idades acima de 60 anos, um dos requisitos para serem enquadrados como integrantes do grupo de risco para o Coronavírus.

Sabemos das ações de prevenção que foram e que estão sendo implementadas no município. Uma delas o fechamento de parte do comércio, que como em todo o restante do planeta, visa evitar a circulação, a aglomeração e o contato de pessoas, barrando a circulação do vírus.

Infelizmente algumas pessoas, somente voltadas para o lado financeiro da situação, ainda não fizeram um simples cálculo matemático. Se temos mais de 4.600 pessoas acima de 60 anos, um dos requisitos para o grupo de risco, e se apenas 10% dessas pessoas forem infectadas e precisarem ser internadas, vamos necessitar de 460 leitos, somente para essas pessoas, sem levar em conta os demais componentes do grupo de risco e nem internações por outros motivos.

Olhando a estrutura de nosso hospital, adequada para uma situação de normalidade, vemos que acabaremos é tendo que investir no cemitério, pois nem nossa estrutura de saúde e nem nossas equipes darão conta de uma infecção em massa, mesmo que essa só acometa idosos.

Por TONI REIS