Projetos de Sidrolândia foram destaque no Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher
A Rede de Enfrentamento, Maria da Penha vai à Escola e Projeto Urucum foram os três projetos apresentados, pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia, no Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Todos os três foram selecionados e receberam o selo social “Prefeitura Amiga da Mulher”.
O Selo Social “Prefeitura Amiga da Mulher”, foi instituído pelo decreto nº 14.961, de 8 de março de 2018, e tem como objetivo conhecer e valorizar as práticas desenvolvidas pelas Prefeituras dos Municípios sul-mato-grossenses que possuem Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs) nos eixos de enfrentamento à violência contra as mulheres e incentivo ao empreendedorismo feminino.
O Seminário foi realizado, pela Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres, dando início as ações da Campanha nacional Agosto Lilás.
33 municípios participaram do seminário, além de Sidrolândia estiveram presentes, Campo Grande, Amambai, Antônio João, Anastácio, Aquidauana, Aral Moreira, Batayporã, Bonito, Corumbá, Coxim, Camapuã, Caracol, Coronel Sapucaia, Chapadão do Sul, Dourados, Guia Lopes da Laguna, Ivinhema, Jardim, Itaquiraí, Ladário, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ri Brilhante, Rio Verde, Rochedo e Tacuru. Entre todos os participantes 8 receberam o selo social, Amambai, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí, Ponta Porã e Tacuru, sendo que Sidrolândia teve reconhecimento por três dos doze projetos premiados.
O Projeto Urucum do Brasil é desenvolvido por uma associação de mulheres de assentamentos que trabalham o urucum desde seu cultivo até a colheita, projeto que recebe o apoio do Executivo Municipal.
A Rede de Enfrentamento, criado através de lei sancionada pelo Prefeito Marcelo Ascoli, permite em âmbito local a realização de ações de proteção às mulheres.
Já o Projeto Maria da Penha vai à Escola é direcionado a conscientização e orientação, através de ações e palestras de competência da Coordenadoria Municipal, direcionadas a alunos da rede municipal de ensino.
Os dois últimos são coordenados e geridos pela Secretaria de Governo e Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, que tem como Coordenadora Natália Souza, que vem realizando um trabalho muito elogiado, tanto na idealização como na execução de projetos voltados para a área.
O Governo Municipal, na gestão Marcelo Ascoli, tem investido e acreditado muito na competência feminina, prova disso são os cargos de relevância que muitas mulheres ocupam em sua gestão, como a Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Chefia de Gabinete, Cargos importantes na saúde e educação.
O Prefeito também tem em sua Primeira Dama, a Enfermeira Ana Lídia, um braço forte com relação a políticas públicas, principalmente as voltadas para a questão da defesa da Mulher.