Programa de saúde bucal é levado aos CMEIs do município

06/06/2022 16h01 - Atualizado há 1 ano
Cb image default
Divulgação

A Pandemia de COVID-19 levou ao aumento das doenças da boca, principalmente da cárie dentária, consequentemente o aumento de perdas dentárias. Diante dessa situação a Secretaria Municipal de Saúde, dentre outras ações, intensificou as ações coletivas de prevenção criando o Programa de Prevenção Coletivo de Saúde Bucal – Sorria, Criança.

Este programa foi iniciado pelo CMEI Lar da Criança e já foi realizado no Michelle Maria Canejo e Heitor dos Santos Machados e passará por todos os demais Centros Municipais de Educação Infantil. O programa, que é destinado à primeiríssima e à primeira infância, que compreende as crianças de 0 a 6 anos, foi elaborado baseado nas orientações do Ministério da Saúde. 

Cb image default
Divulgação

Consiste na formação de profissionais da educação infantil e dos pais das crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de sensibilizá-los quanto a necessidade do engajamento da família, juntamente com os profissionais da educação e saúde, nas questões relacionadas à alimentação saudável e à higiene da boca da criança, para que iniciem os cuidados das gengivas e dos dentes desde a primeiríssima infância, bem como o acompanhamento da criança no momento do tratamento quando for necessário.

Junto a isso, a Saúde tem realizado ações de educação em saúde com as crianças, entrega de kits de higiene oral (escova, creme dental e fio dental), realização de escovação supervisionada, exame da boca pelos dentistas do programa para detecção dos problemas de saúde bucal infantil, identificando as crianças com necessidade de tratamento e encaminhando as mesmas para o atendimento na Rede Pública de Saúde, garantindo o tratamento da criança.

Cb image default
Divulgação

Cleber Ramirez - Assessoria de Comunicação da Prefeitura