Profuncionário contemplará servidores da Educação Municipal e Estadual
Prefeitura firma parceria com SED, FETEMS E SINTED e contribui com qualificação dos servidores
Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTED) e da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS), estiveram na manhã desta segunda-feira (26) no Paço Municipal em Sidrolândia.
Recepcionados pelo prefeito Marcelo Ascoli, secretário de Governo Clayton Lopes Ortega e pelo procurador Jurídico Luiz Cláudio Palermo, trataram da adesão da Prefeitura ao Programa Profuncionário viabilizado em parceria entre Governo do Estado, Secretaria de Estado de Educação (SED) e FETEMS.
A presidente do SINTED Rosana Carvalho, o secretário dos funcionários administrativos na FETEMS Wilds Ovando, a representante dos administrativos do Estado Marilda Serpa e a professora Mari Matos, apresentaram ao prefeito o curso que contempla servidores do quadro administrativo da área da Educação.
Conforme a presidente do SINTED, o curso Profuncionário terá a duração de um ano e seis meses, e visa qualificar os trabalhadores da Rede Estadual, e com a parceria, alcançará também os servidores da Secretaria Municipal de Educação.
O representante da FETEMS explicou que a Secretaria de Estado de Educação será informada da participação da Prefeitura de Sidrolândia na ação, e a partir daí os trâmites serão acelerados para a execução do Profuncionário no município. O público-alvo serão os servidores lotados nas secretarias, serviços gerais e cozinha das Escolas Municipais e Estaduais.
Os representantes do SINTED e da FETEMS agradeceram ao prefeito pela resposta positiva à proposta de parceria.
O Programa
Conforme a Secretaria de Estado de Educação, o Profuncionário promove a valorização dos servidores, por meio de formação e habilitação técnica aos profissionais que atuam nas escolas estaduais e municipais, como merendeiros, auxiliares administrativos, porteiros e auxiliares de limpeza.
Durante a participação no Profuncionário, os servidores desenvolvem atividades que apontam para a aquisição e construção crítica de conhecimentos, habilidades e valores, com encontros presenciais e visita dos tutores, que contribuem para que esses funcionários da educação se tornem educadores competentes e se qualifiquem como cidadãos e gestores de um determinado espaço escolar.
Foto: Rafael Brites
Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura