Prefeitura tenta culpar servidor por atraso na confecção e entrega de RGs

22/07/2016 00h00 - Atualizado há 4 anos

O posto de identificação de Sidrolândia, desde o mês de outubro de 2015, quando lá assumiu o Servidor Estadual da SEJUSP, o papiloscopista Cleyton Ortega, passou a funcionar regularmente com o serviço de emissão de documentos de identidade (RG – Registro Geral), serviço esse que nos anos anteriores apresentava problemas, principalmente por falta de servidores para o atendimento.

Com a retomada do serviço, Ortega, em cerca de dez meses, fez mais de trezentos encaminhamentos ao Setor de Identificação e Registro em Campo Grande. Como é de conhecimento de todos, o Governo do estado teve problemas relacionados a empresa que fornece o material para a confecção dos documentos, gerando em todo o Estado um atraso de meses na entrega dos documentos.

Segundo informações da SEJUSP, no mês de junho o problema com o fornecedor teria sido sanado, mas pelo volume de pedidos que se encontram no órgão, ainda levará algum tempo para que a confecção e entrega dos documentos seja regularizada.

No caso do Município de Sidrolândia não foi diferente e contou com mais um agravante, pois o servidor Kleiton Ortega, que reorganizou o setor, afastou-se, no dia 1º de julho, para concorrer às eleições municipais, afastamento previsto na legislação, de direito do servidor e devidamente protocolado no órgão onde está lotado. Salientando que até a data de seu afastamento o servidor cumpriu integralmente com suas obrigações profissionais, tendo os protocolos de atendimentos como prova de sua assiduidade ao trabalho, bem como do volume de pedidos encaminhados a Campo Grande pelo mesmo.

No site da Prefeitura Municipal de Sidrolândia, em matéria assinada pelo Assessor de Imprensa Cid Pinheiro, o Executivo faz a seguinte colocação: “ O Prefeito de Sidrolândia, preocupado com o descaso com que a população vinha sendo tratada pelo chefe local do posto de identificação do município, que funciona no prédio anexo do Instituto Médico Legal, conversou por telefone com o Secretário de Estado de Segurança e Justiça Barbosinha e pediu empenho do mesmo para solucionar o problema que se arrasta a muito tempo”.

A Prefeitura também repassou e-mail, a sites coligados, com material semelhante para que fosse publicado pelos mesmos, inclusive colocando que pessoas reclamavam que a mais de dois meses não havia ninguém atendendo no posto de identificação.

No texto acima o Prefeito de Sidrolândia, Ari Basso, como em outros tantos assuntos, parece não ter conhecimento dos fatos, jogando nas costas do servidor uma responsabilidade que não é sua, além “aparentar” não estar a par do problema com a emissão de RGs em todo o Estado, problema esse que o Governo Azambuja deixou se arrastar por quase um ano, e que agora virou uma verdadeira bola de neve.

Desde o dia 2 de julho, até o presente momento, nenhum servidor foi designado para suprir a falta do profissional no setor de identificação de Sidrolândia, ou seja, já se vão 20 dias sem entrega de documentos prontos e sem protocolar novos pedidos.

Ortega não quis comentar o assunto, mas por coincidência é ele o Presidente do PSL de Sidrolândia, partido pelo qual Drº Marcelo Ascoli irá disputar a cadeira hoje ocupada por Ari Basso.