Prefeitura teme nova invasão, desta vez de grupo opositor a Gringo

12/02/2020 13h49 - Atualizado há 4 anos

Grupo contrário tentará reverter ação de grupo do Vereador Gringo

Cb image default
Foto TONI REIS
Cb image default
Foto TONI REIS

Pouco depois das 7 horas da manhã desta quarta-feira (12) um grupo de indígenas, liderado pelo vereador Gringo, invadiu o Paço Municipal e determinou que todos os servidores se retirassem.

Ficaram no interior do prédio uns poucos servidores, que não foram localizados pelo grupo, além do Secretário de Fazenda do Município Renato Santos e o Procurador Geral Luiz Claudio Neto Palermo.

Os manifestantes exigiram que o Secretário redigisse e publicasse uma portaria exonerando o atual diretor-presidente da Fundação Municipal Indígena, Otoniel Gabriel.

Cb image default
Foto TONI REIS

O Vereador Gringo, após a desocupação do Paço Municipal, comentou que não concorda com a maneira como as coisas foram conduzidas, disse que estava tentando resolver as coisas diplomaticamente, mas que não teve como conter seus patrícios.

Gringo afirma que a maioria das lideranças querem a saída de Otoniel, mas do outro lado, as Aldeias da área rural, querem a permanência do Diretor, que segundo eles deve permanecer porque foi escolhido pela maioria, conforme determina o estatuto da Fundação.

Com esse impasse e com a publicação da Portaria, reações do lado contrário são esperadas e uma nova invasão pode se concretizar nas próximas horas.

Cb image default
Foto TONI REIS

Não houveram agressões físicas, mas uma servidora foi agarrada pelo braço e forçada a entregar as chaves que carregava consigo, mas a mesma resistiu e saiu do prédio levando o molho de chaves.

Portas de salas foram arranhadas e até perfuradas por pancadas. Computadores foram ligados e utilizados, bem como alimentos, dos funcionários, foram consumidos pelos invasores.

A policia militar esteve no local mas, com o pequeno efetivo disponível, somente acompanhou a desocupação.

O Prefeito, que desde as primeiras horas da manhã está em Campo Grande em reunião da Assomasul, entidade da qual faz parte da diretoria, temendo nova ocupação, sem segurança e com servidores bastante abalados, principalmente as mulheres, determinou o fechamento do Paço Municipal e a dispensa dos servidores.

Por TONI REIS