Prefeitura promove no dia 16 lançamento de ações para fortalecimento do Plano Safra da Agricultura Familiar
A Prefeitura Municipal, por intermédio da SEDERMA (Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente), promove na próxima quinta-feira (16), a partir das 8:30 hs, nas dependências do CTG Campos da Vacaria, o lançamento da novas ações de fortalecimento do Plano Safra da Agricultura Familiar do Município.
O Secretário responsável pela pasta, Ivan de Oliveira Santos, coloca que existem estudos que demonstram o tamanho da agricultura familiar no município, a grande defasagem com referência a produção, mas salienta que existem grandes possibilidades de expansão para o setor, citando o crédito agrícola como um dos principais agentes para isso.
Nós temos um universo muito grande e por alguns motivos esse crédito não está chegando ao produtor rural afirma Ivan.
Ivan cita a questão da validação das DAPs (Declaração de Aptidão ao Pronaf) como um grande gargalo para o acesso ao crédito. Segundo números apresentados por ele, Sidrolândia possui 4.714 famílias distribuídas em assentamentos do Incra, do Crédito Fundiário e do Governo do Estado. Dessas 1.114 estão com as DAPs validadas e apenas 144 firmaram contratos de crédito rural em 2018, ou seja 12% dos habilitados.
No evento estarão presentes representantes da Secretaria de Agricultura e do Desenvolvimento Agrário/Brasília, Superintendência do Banco do Brasil/MS, Superintendência do INCRA/MS, AGRAER e Prefeitura Municipal de Sidrolândia, que com a presença dos agricultores familiares, irão discutir propostas e ações para o fomento da atividade no município.
O Secretário Ivan salienta a importância de uma agricultura familiar forte, que traga renda e gere empregos no campo e abasteça a mesa de quem vive nas cidades. Coloca o grande mercado consumidor de Campo Grande como um alvo a ser atingido. É preciso abastecer Campo Grande, Campo Grande está muito perto de Sidrolândia. Então eu tenho lá 900 mil habitantes em Campo Grande que precisam comer e Sidrolândia pode se tornar um dos municípios do entorno de Campo Grande que vai alimentar aquele pessoal, e o Crédito Rural vai nos dar a importância de estruturar o setor produtivo.
O Prefeito Marcelo Ascoli sempre demonstrou sua preocupação com a população rural do município, tanto na questão de acessibilidade, com constantes trabalhos de manutenção e reformas de pontes e estradas, quanto com relação a produção, prova disso a colocação ,no comando da SEDERMA, de um técnico altamente especializado e comprometido com projetos voltados a diversificação e ao fomento da agricultura familiar.
Ivan convoca a todos os produtores, que puderem se fazer presentes ao evento, para que compareçam, discutam, apresentem suas dificuldades e alternativas, pois, segundo ele, essa é uma grande oportunidade para alavancar a agricultura familiar do município, diversificando e incrementando a produção, com geração de renda e maiores oportunidades para todos.