Prefeitura Municipal estuda possibilidade de adesão a consórcio de municípios para implantação do SIM
O Secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Cezar Queiroz, participou na ultima quinta feira (23), de uma reunião entre secretários municipais na Cidade de Anastácio, onde foi discutido os termos do contrato de adesão de Sidrolândia, ao Consórcio de Municípios e a adesão do Selo de Inspeção Municipal. O SIM foi criado pela Lei Nº 1582, em dezembro de 2012, mais só agora o município se prepara para colocar em pratica suas exigências que deverá favorecer em parte grande numero de pequenos produtores.
Segundo o secretário Cezar Queiroz, a Lei de 2012, deverá ser adequada através de Decreto que será encaminhado para apreciação na Câmara Municipal logo após o termino do recesso parlamentar onde o município será autorizado a assinar contrato de adesão com o Consorcio. A finalidade dos municípios terem montado um consorcio para a implantação do SIM, visa diminuir os custos com equipes de Veterinários, Engenheiros Sanitaristas e Agrônomos entre outros gastos com toda a estrutura que envolve o acompanhamento Selo de Inspeção Municipal.
Com a implantação do SIM, os pequenos produtores poderão negociar seus produtos de origem animal, como Queijo, Requeijão, Leite, Carnes de Suíno, Bovino, Caprino entre outros produtos. O secretário informou ainda, que os produtores terão de cumprir uma série de exigências, para montar seus estabelecimentos agroindustriais rurais, como por exemplo, dispor de câmara frigorífica; no caso da produção de conservas de ovos, carnes, queijos além de dispor de dependências apropriadas para o recebimento, manipulação, elaboração, preparo, embalagem e depósito do produto.
A reunião contou com secretários dos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Bodoquena, Aquidauana, Nioaque, Sidrolãndia e Anastácio, além de representantes da Agraer e de Conselhos regionais de Agronomia, Veterinária entre outros.
Cid Pinheiro - Assessor de Comunicação
Fotos - Divulgação