Prefeitura fecha o ano devendo mais de 7 milhões, pedaladas ou calote?

04/01/2016 00h00 - Atualizado há 4 anos

A Prefeitura Municipal de Sidrolândia fechou 2015 com R$ 7.515.587,01 em dividas, valor esse que está lançado no portal da transparência, mas que não temos certeza de ser o real.

São débitos com vários fornecedores, entre eles a Empresa que fornece o sistema de apostilagem, a empresa que recolhe o lixo urbano e as que fazem a limpeza de prédios pertencentes as secretarias de Educação e saúde, além da que forneceu os notebooks.

Com esse débito astronômico, equivalente a quase 7% do que foi gasto durante o ano de 2015, dificilmente a Prefeitura deva ter virado o ano com a folha do mês de dezembro em suas contas bancárias, como exige a lei de responsabilidade fiscal. O pagamento de salários, do mês de dezembro, pode ser efetuado até 0 5º dia útil de janeiro, mas deve estar na conta do executivo, impreterivelmente, até 31 de dezembro, visto que o ano fiscal se encerra nesta data, e compromissos, como a folha de dezembro de 2015, são contabilmente da responsabilidade do ano de 2015.

A Câmara de vereadores, certamente irá investigar essa possível “pedalada”, visto que o Presidente da Casa tem criticado, duramente, o governo federal por ter feito o mesmo.