Prefeita implanta oficialmente "modelo híbrido" e alunos voltam a ter aula presencial
A solenidade ocorreu na Escola Municipal Pedro Aleixo
A manhã desta segunda-feira (02) marcou o retorno de alunos a estabelecimentos da rede municipal de ensino.
Nessa semana estão retornando cerca de 1.515 alunos, que cursam do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental.
A Prefeita Vanda Camilo falou dos desafios enfrentados pela administração para que esse retorno fosse feito da maneira mais eficiente e segura possível, destacando o trabalho realizado pelos profissionais da Secretaria de Educação para a viabilização do mesmo.
A Prefeita fez elogios a Secretária de Educação, Maristela Stefanello, afirmando que a Maristela ocupa o cargo, não só por indicação partidária, mas por sua capacidade e competência.
A secretária respondeu afirmando que a preocupação foi recepcionar os alunos da melhor maneira possível, para eles se sentirem acolhidos e especiais.
“Hoje foi um dia especial para toda equipe da educação e das unidades escolares. Com apoio e a participação da prefeita, toda a equipe se envolveu na organização dos eventos deste dia. Demos o nosso melhor e espero que os pais, alunos e os professores tenham gostado", colocou a secretária.
A vice prefeita, Rosi Fiuza, fez a seguinte colocação: “Eu como professora fico muito contente com esse tipo de acolhida, porque estamos saindo de um período muito difícil de tristeza, de perdas, e como eu sempre digo, cabe a nós professores a tarefa de superar as nossas tristezas e os nossos desacertos, com essa questão que passamos, que o mundo passou com a pandemia, agora está em nossas mãos a maneira como nós vamos receber esse aluno. Quero desejar para os alunos e para os meus colegas professores que tudo seja maravilhoso, que eles consigam animar as crianças, despertar nelas aquela vontade de aprender para poder um dia ser um ser humano de sucesso”.
A Escola Municipal Pedro Aleixo sediou a solenidade de retorno das aulas presenciais com uma recepção de acolhimento, à alunos, professores e funcionários, e apresentação do grupo teatral Pisando Alto, com seu espetáculo, com técnicas circenses, de cerca de uma hora.
Estiveram presentes, além de alunos, professores, servidores lotados na escola e alguns pais, a vice-prefeita, Rosi Fiuza, a Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Professora Juscinei Claro Dino, as vereadoras Cristina Fiuza (MDB) e Joana Michalski (PSB) , os vereadores Adavilton Brandão (MDB), Cleyton Martins Teixeira (PSB), Izaqueu de Souza Diniz (PATRIOTA) e Itamar de Souza Silva (DEM), as Promotoras de justiça Drªs Janeli Basso e Bianka M. Arruda Mendes e secretários municipais de governo.
Foram cumpridos os protocolos de biosegurança com a exigência do uso de máscaras, aplicação de álcool em gel nas mãos, aferição de temperatura e distanciamento social.
Além da Escola Pedro Aleixo, o grupo teatral Pisando Alto ainda se apresentou nas escolas Valério Carlos Costa e Natália Moraes de Oliveira, no período matutino, e na Escola Indígena João Batista Figueiredo, Escola Olinda Brito e Escola Porfiria Lopes do Nascimento, no período vespertino.
A partir do dia 9 passarão a ter aulas presenciais 3.225 alunos assim distribuídos: 735 das escolas urbanas e 780 da zona rural da turma 2 do 6º ao 9⁰, nas 2ª e 4ª semanas. Além deles, retornarão ao ambiente escolar 1.710 crianças do 1⁰ ao 5⁰ ano do Ensino Fundamental e da pré-escola.
(VEJA MAIS FOTOS NA GALERIA DE FOTOS, NA CAPA DO SITE)
Por TONI REIS