PPPs só maquiaram ginásio que terá que ser todo reformado

05/09/2017 00h00 - Atualizado há 4 anos

O Ginásio Municipal Olegário da Costa Machado estará fechado, para reforma, a partir de segunda-feira (04). A princípio essa reforma será realizada em dois estágios, no primeiro será feita a recuperação da estrutura que sustenta o telhado de zinco e posteriormente serão recuperadas sessões de arquibancadas, que apresentam graves problemas estruturais, para que logo após seja implementado o projeto de segurança, exigido pela legislação nacional e cobrado pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo relatou o Secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Professor Sandro Gonzalez, já havia sido começado um estudo, baseado em vistorias técnicas de profissionais da Prefeitura, onde já haviam sido identificados vários pontos críticos, dentre eles a estrutura metálica que sustenta o telhado, corroída e entortada pelo peso, depois da colocação da manta em 2015. O Secretário também mencionou outros pontos que deverão sofrer manutenção, como alguns setores de arquibancadas, que se racharam e estão afundando, além da marquise em frente aos portões de entrada, onde foram colocadas placas sem os dutos para o escoamento da água da chuva, causando infiltração, demonstrando sinais de deterioração.

Sandro colocou que os problemas são antigos, mas que a responsabilidade de resolver é da atual administração, portanto tudo está sendo feito para que o Ginásio seja entregue seguro a população.

O Secretário afirmou que tão logo a estrutura do telhado esteja recuperada, o ginásio já será liberado para ser utilizado para práticas esportivas, sem presença de público, ficando essa para um segundo momento, após a adequação às normas exigidas pela legislação vigente.

Sandro encerrou dizendo que há uma parceria muito boa entre a SEJEL e o Corpo de Bombeiros, que o laudo solicitado foi entregue e que o projeto para a realização dos trabalhos já está em fase de conclusão.

“Graças a Deus houve essa vistoria, vamos ficar algum tempo sem nosso principal ginásio, mas pior seria se essa estrutura caísse, tirando vidas de nossos cidadãos”, colocou o Prefeito Dr. Marcelo.

Importante lembrar que entre 2015 e 2016 a administração Ari Basso fez uma movimentação enorme em torno das PPPs, baseando o Ginásio de Esportes como sua “menina dos olhos”, sendo inclusive usado como trunfo na campanha eleitoral, mas como demonstram as imagens feitas hoje, as ditas reformas não passaram de uma maquiagem, que deixaram os graves problemas estruturais de edificação e elétrica sem o devido tratamento, motivando a interdição daquela praça de esportes.