Porque a Ranking está autofinanciando pesquisa para Prefeito em Sidrolândia?

27/05/2021 13h54 - Atualizado há 3 anos

No ano passado o Instituto autofinanciou duas pesquisas, uma em outubro e outra em novembro

Cb image default
Divulgação

O INSTITUTO RANKING BRASIL - PESQUISA CONSULTORIA E MIDIA está realizando pesquisa eleitoral no município de Sidrolândia, com 700 entrevistas, por conta própria, ou seja, sem contratante e bancando todos os custos, avaliados pelo próprio instituto em R$ 8.000,00, valor considerado subvalorizado, ou abaixo de mercado, por profissionais da área, principalmente em se tratando de uma pesquisa com tantos entrevistados.

O instituto que em janeiro deste ano mudou seu CNPJ e razão social, baixando a antiga inscrição, aparece em uma reportagem da revista EPOCA, do dia 11/10/2018, com a seguinte manchete “O QUE ESTÁ POR TRÁS DAS PESQUISAS ELEITORAIS” e como subtítulo “Dúvidas sobre metodologias e financiamento colocam alguns levantamentos na berlinda”.

A matéria demonstra que o Instituto Veritá, de Uberlândia, Minas Gerais, autofinanciou 37 pesquisas, segundo maior número após o RealTime Big Data. Também não há explicações sobre os recursos de Ranking Comunicação e Pesquisa (24), Instituto Galaxy (22), Imagem Comunicação (17), Top Mídia News (14), Quality Pesquisas (12), Instituto Haverroth (12) e Voice (11) — entre os parênteses, está o número de pesquisas que cada um deles pagou para si mesmo.

Ocupando o terceiro lugar em autofinanciamento de pesquisas o instituto RANKING, com 24 pesquisas somente naquele ano, realizou uma média de 2 pesquisas por mês, um custo de cerca de R$ 16.000,00 mensais, se levado em consideração o valor registrado na pesquisa MS-00941/2020.

As entrevistas estão sendo aplicadas desde ontem e tem como data de encerramento o dia 29.