Pesquisa feita com jovens em escolas de Sidrolândia foi tema de palestra de instrutor do SENAI
Na quinta-feira (18) a Prefeitura de Sidrolândia através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR) e o SENAC entregaram certificados a 40 participantes de cursos na área de gastronomia realizados durante o ano de 2017.
O evento teve ainda a palestra Educar para empreender, ministrada pelo instrutor do SENAI, Rodolfo Marocchio Tavares.
Em 2017, ele recebeu apoio da administração municipal e desenvolveu uma pesquisa com a população sidrolandense na faixa etária de 15 a 24 anos com o objetivo de saber o grau de conhecimento oferecido nas escolas sobre empreendedorismo.
- O resultado mostrou que as escolas precisam melhorar bastante em relação à disseminação da cultura empreendedora, é necessário que haja mudanças na formação dos professores nesse foco, e também a mudança dos alunos em buscar mais informações, em conhecer, para que possam ter um futuro melhor a partir de ações empreendedoras, tanto no campo dos negócios quanto no campo social – explanou Marocchio.
No ano passado, a Prefeitura, através da SEDETUR, conforme a secretária Elaine Brito, fomentou as oportunidades de qualificação da mão de obra sidrolandense em diversas áreas.
De acordo com a gestora, o prefeito Marcelo Ascoli quer que a administração esteja atenta às oportunidades de atrair para o município, cursos e outras ações que proporcionem capacitação aos cidadãos, para que estejam aptos a aproveitar as melhores vagas que surgirem no mercado de trabalho.
A Pesquisa
Rodolfo Marocchio explicou que a pesquisa foi realizada com estudantes no âmbito do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Curso Técnico e Superior Completo.
Além do trabalho presencial, foram distribuídos formulários em redes sociais. A pesquisa foi realizada entre janeiro e maio, com 111 pessoas entrevistadas. O resultado foi apresentado também na PUC-Rio em julho do ano passado.
As visitas ocorreram na Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade, Escola Estadual Catarina de Abreu e SENAI.
Os formulários nas redes sociais foram enviados a alunos das Escolas Municipais Porfíria Lopes do Nascimento, Valério Carlos da Costa e Pedro Aleixo.