O lixo, mesmo com taxa mensal, não está sendo recolhido na São Bento

20/04/2016 00h00 - Atualizado há 4 anos

Mesmo com a cobrança mensal da taxa de lixo, na conta de água da SANESUL, a empresa responsável não está fazendo o recolhimento regular. Na manhã de hoje andamos pela grande São Bento onde constatamos que o lixo não é recolhido a vários dias. São pilhas de sacos, caixas e sacolas, amontoadas em frente as residências, gerando mal cheiro e a proliferação de moscas.

Nem o mercado municipal está tendo a coleta em dia, o que tem causado um grande desconforto, principalmente as pessoas que trabalham com o comércio de alimentos.

Segundo relato de muitos moradores o lixo, naquela região, não é recolhido a quase uma semana, já queixaram-se  a secretaria de obras e a resposta foi que o caminhão estava com problemas mecânicos.

A questão do lixo aqui no município é bastante polêmica, desde sua coleta até sua destinação. No ano de 2015 a Câmara de Vereadores aprovou a Lei que regulamenta a cobrança da taxa, autorizando a SANESUL a proceder a cobrança, na conta de água, mesmo a revelia dos contribuintes, o que caracteriza, segundo juristas, uma cobrança indevida, visto que todo e qualquer débito em conta, só pode ser feito com autorização do usuário, coisa que nem a Prefeitura e nem a SANESUL fizeram, gerando demandas judiciais que buscam reparação por cobrança indevida.

Com relação a MORHENA COLETA E ENGENHARIA AMBIENTAL LTDA, responsável pela coleta e que já tem empenhado R$ 1.464.266,52, para 2016, não se justifica a não prestação dos serviços por problemas com caminhão, pois o contrato é de coletas diárias, respeitando o cronograma de cada região da cidade.