Novo NASF: Prefeitura investe recursos próprios na revitalização de prédio que abrigou o CEO, interditado em 2016

25/07/2019 00h00 - Atualizado há 4 anos

O atual governo vem promovendo um política bastante diferenciada das administrações anteriores, mesmo com dificuldades, vem tendo nos recursos próprios uma fonte que fomenta obras de infraestrutura e reformas.

Recuperações de instalações de diversas secretarias tem sido  concretizadas graças a esse modelo de gestão, pois a dificuldade em receber recursos estaduais e federais é muito grande.

Projetos de administrações anteriores, que se encontravam paralisados, também foram retomados através desse modelo de gestão. Muitos concluídos e outros sendo iniciados, caso das instalações que abrigavam o CEO - Centro de Especialidades Odontológicas. Lembrando que o CEO hoje está em área central, no prédio que abrigava o posto central e que também foi completamente reformado e remodelado com recursos próprios de arrecadação do Município.

Após a reforma, será instalado no prédio o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que serve Sidrolândia desde o ano de 2008, mas que nunca teve sede própria.

O prédio que abrigava o CEO foi construído em 2006 e em 2016 foi interditado por graves problemas estruturais, inclusive com risco de desabar, sendo recomendado seu isolamento.

A reestruturação será grande, além da construção e adequação dos ambientes necessários para o funcionamento do Núcleo, também será feito um trabalho de compactação do solo, para evitar com que a estrutura venha a ser comprometida novamente.

O serviço ficará a cargo da equipe de manutenção, ligada a SEGOV e conduzida por Claésio Lechner, que possui profissionais de todas as áreas da construção civil, desde a base até o acabamento.

A Prefeitura calcula que executando a obra com equipe própria terá uma economia de cerca de 50%, isso baseado nas diversas outras já executadas pela mesma equipe.

O projeto ficou a cargo do Deplan, com a diretora Ivanir Areco e a equipe que realizou o levantamento técnico do terreno e prédio, já a engenheira civil Jordana Bertuzzi fez o projeto da futura estrutura. O custo final, já com o mobiliário e equipamentos, deverá alcançar a casa dos cem mil reais.

- Essa é uma das metas da Administração Municipal, porque o prédio está em excelente localização, e precisa estar em condições de uso para atendimento à população. Por isso incluímos entre as prioridades, para que em breve seja instalada a equipe do NASF no local – disse o prefeito, Dr. Marcelo Ascoli.

- Ainda neste ano entregaremos este prédio revitalizado, ampliado, onde os profissionais do NASF poderão realizar suas atividades em uma sede própria, oferecendo seus serviços de qualidade à população. Além do mais, é mais um prédio público que a Prefeitura reestrutura e coloca em funcionamento – comentou Nélio.

- Ainda neste ano entregaremos este prédio revitalizado, ampliado, onde os profissionais do NASF poderão realizar suas atividades em uma sede própria, oferecendo seus serviços de qualidade à população. Além do mais, é mais um prédio público que a Prefeitura reestrutura e coloca em funcionamento – comentou Nélio.

O NASF

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é formado por uma equipe multiprofissional, onde recebeu da Administração Municipal o aumento do número para 7 profissionais. O objetivo é a integralidade dos cuidados, físico e mental, aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), apoiando o trabalho das ESF’s.

Além de investir em mais profissionais, a Prefeitura adquiriu um veículo para que a repartição realize suas visitas domiciliares em atendimento aos pacientes.

No entanto, o NASF nunca teve uma sede própria, e funciona atualmente em uma sala (espaço acanhado) no ESF São Bento.

A diretora de Saúde, Tatiane Nantes, lembrou que o trabalho da fisioterapia, por exemplo, fica comprometido em razão da falta de espaço adequado para o atendimento. Ela conta que com a sede própria, os profissionais do NASF terão condições plenas de realizar os serviços em espaço físico individual.

A equipe do NASF atualmente é composta por: Rita Samara Pedroso (fisioterapeuta e coordenadora), Glaucy Almeida G. Silva (fisioterapeuta), Juliana Andreatta Ortega (fonoaudióloga), Maira Tavares Maciel (nutricionista), Maria Neiva Tavares (assistente social), Tatiane Estavarengo (terapeuta ocupacional), Edimara Gonçalves de Souza (psicóloga), Paulo César Dalzacker (motorista).

Por TONI REIS

Com informações da ASCOM da Prefeitura Municipal de Sidrolândia

Foto Karina Souza