Município oferece tratamento gratuito contra o tabagismo
Todas as segundas-feiras, às 16h, a Secretaria Municipal de Saúde Pública (SEMSP) oferece no CEM (Centro de Especialidades Municipal) tratamento gratuito às pessoas que desejam parar de fumar.
Para participar, o paciente não precisa de encaminhamento médico. O interessado precisa apenas estar munido com o Cartão do SUS, onde na ocasião passará por entrevista e avaliação.
Faz parte do tratamento o acompanhamento médico e psicológico com o paciente. No primeiro mês, é realizada a consulta todas as semanas, posteriormente a cada 15 dias, conforme a necessidade do paciente.
TABAGISMO
O tabagismo é o ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o tabagismo deve ser considerado uma pandemia, ou seja, uma epidemia generalizada, e como tal precisa ser combatido.
Conforme dados, o tabagismo causa nove mortes por hora, 80 mil por ano, e é a causa de 90% dos casos de câncer de pulmão, 80% dos enfisemas pulmonares, 25% dos infartos de miocárdio e 40% dos derrames cerebrais. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alerta que 10 milhões de pessoas vão morrer nos próximos 30 anos, nas Américas, em decorrência ao tabagismo, sendo que quatro milhões morrem por ano.
Cleber Ramirez - Assessoria de Comunicação da Prefeitura