Ministério Público ajuíza ação para recuperar quase 5 milhões de reais gastos com apostilas do Positivo
O Ministério Público Estadual ajuizou Ação Civil Pública por DANOS AO ERÁRIO E POR ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, praticados pelo ex-prefeito Ari Basso e a Editora Positivo, no caso do sistema de apostilagem, empregado na rede municipal de ensino nos anos de 2015 e 2016.
Na ação o MP solicita a justiça que declare nulos o contratos de nº. 193/2014, (e seu Termo Aditivo) e nº 003/2016, celebrados entre o município de Sidrolândia e a Editora Positivo, segundo a 1ª Promotoria de Justiça de Sidrolândia, firmados diante de irregular dispensa de licitação.
Pede também a condenação dos réus, o ex-prefeito ARI BASSO e EDITORA POSITIVO, pela prática de atos de improbidade, no caso dispensar indevidamente processo licitatório e ofensa à legalidade e à moralidade, ambos previstos na Lei 8.429/92.
O MP fixou à causa o valor de R$ 4.963.548,24 (quatro milhões, novecentos e sessenta e três mil, quinhentos e quarenta e oito reais e vinte e quatro centavos), requerendo a responsabilidade solidária diante, do que considera abuso na contratação, solicitando o ressarcimento integral do valor aos cofres públicos.
Além dessa ação inda existe investigações, por parte do Ministério Público Federal, quanto a irregularidade na execução dos programas do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), com relatório de monitoramento do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), onde apura-se a destinação de cerca de 30.000 livros, enviados pelo MEC, nos dois anos em que se utilizou o sistema de apostilagem da Editora Positivo.
Acesse os links abaixo e relembre o assunto:
“INEXIGIBILIDADE”, argumento usado pela Prefeitura de Sidrolândia para implantar Sistema Positivo
Prefeitura omite informações de licitações sob suspeita
MP investiga paradeiro de trinta mil livros do MEC que vieram para Sidrolândia em 2014 e 2015
Livros do MEC: Município pode ter que devolver mais de R$ 250.000,00 e ficar sem livros para 2018
TCU condena ex-prefeito Ari Basso a devolver 270 mil dos livros didáticos extraviados
Alunos da rede municipal de ensino podem ficar sem apostilas e sem livros em 2016
Escolas do Município voltam as atividades amanhã (03) mesmo sem apostilas do Positivo