Manifestação contra impostos e taxas levou dezenas de pessoas a sessão desta segunda-feira
Integrantes do grupo de whatsapp “Coruja News 24h” realizaram nesta segunda-feira (16) um protesto que começou com concentração e carreata, partindo da praça central com destino a Câmara Municipal de Vereadores. Em frente a Câmara, com cartazes mostrando frases de protesto, gritaram palavras de ordem contra a pesada carga tributária municipal, além de cobrarem ação do legislativo municipal.
O ingresso do grupo, na casa de leis, foi pacífico e organizado, respeitando a sessão que já havia começado. Quando da chegada, o grupo passava pouco de duas dezenas de manifestantes, mas que com o decorrer da sessão chegou a quase uma centena de pessoas, que ouviram os pronunciamentos dos vereadores inscritos, em silêncio, manifestando-se, com aplausos, apenas ao término dos discursos.
O bloco de situação não se manifestou diante da cobrança dos manifestantes e muito menos se dignou a rebater os discursos da oposição que, com as leis debaixo do braço, deitou e rolou em cima de cobranças ao executivo.
Drº Maurício discorreu sobre a cobrança irregular do IPTU e da Taxa de Lixo, colocando que a coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos, semi-sólidos ou líquidos, não estão sendo realizados em sua plenitude, por parte do executivo, também salientou que a taxa de lixo não deve ser cobrada junto da conta de água, pois o contribuinte fica obrigado a pagar a taxa para não ter o serviço de água interrompido.
Drª Rosangela seguiu a mesma linha de raciocínio de Maurício, acrescentando mais um ingrediente no caldeirão de discussões, a questão da cobrança da Taxa de Esgoto, que não é de competência do executivo, mas como é um poder fiscalizador e de defesa da sociedade, segundo a Vereadora, não pode se furtar de investigar a cobrança de alguns usuários. Segundo Drª Rosangela, existem vários casos de contribuintes que estão tendo a cobrança da taxa, sendo que o sistema não está em funcionamento e que a maior parte da cidade não dispõe das instalações.
Ao final da sessão ficou bem clara a política de boa vizinhança entre manifestantes e Legislativo, quando o Presidente encerrou a sessão com a seguinte frase: “Nós queremos agradecer a presença de todos, que a essa casa vieram, dizer que consideramos legítima qualquer manifestação ordeira, pacífica e democrática e assim vamos nos manter”.