Loteamento de alto padrão não tem habitantes mas tem iluminação pública acesa até durante o dia

29/07/2016 00h00 - Atualizado há 4 anos

O Loteamento Porto Seguro, localizado no prolongamento da Rua Mato Grosso, não possui habitantes. Existem apenas cinco obras de residências sendo tocadas no local, mas das cerca de 40 luminárias, responsáveis pela iluminação pública, 28 delas passam acesas 24 horas por dia, ou seja, 70% do sistema está funcionando o tempo todo, o que além de consumir mais energia, reduz a vida útil dos materiais.

Recebemos, quase que diariamente, denúncias sobre esse tipo de ocorrência, na maioria delas de pessoas indignadas por não terem sequer uma luminária funcionando perto de suas residências.

A Energisa arrecada a Contribuição para Custeio do Serviço de iluminação pública (COSIP) através das contas de energia e repassa integralmente os valores à prefeitura municipal, para que com isso, a prefeitura possa prestar os serviços de elaboração de projeto, implantação, expansão, atendimento, operação e manutenção dos sistemas de iluminação pública, ou seja, com luminárias que devem estar acesas durante a noite e apagadas durante o dia.

O problema vem ocorrendo pela dificuldade com a manutenção, pois a Prefeitura não tem pago, regularmente, a empresa prestadora do serviço de manutenção, o que dificulta a mobilidade da mesma, além de não fornecer os materiais necessários para a realização do serviço, deixando a empresa como vilã da história.

Não conseguimos acesso a informações sobre o valor arrecadado, nas contas de energia, mas esse valor não é pouco, pois é um percentual sobre o consumo acima de 100 KW, coisa comum para a maioria das residências do município.