Jean se isola na Presidência e fica cada vez mais longe dela

05/07/2018 00h00 - Atualizado há 4 anos
Cb image default
Divulgação

Jean Nazareth ocupa a cadeira de Presidente do Legislativo Municipal pela segunda vez. A primeira foi no biênio 2011/2012, em seu primeiro mandato, depois de “roer a corda” com o grupo que o elegeu, se candidatando a vaga com o apoio do tucano “Dicezar”.

Muitos apontam Jean como um dos responsáveis pela derrota de Acelino Cristaldo nas eleições de 2012, a rejeição ao petista era tão grande, dentro e fora do grupo, que para a eleição suplementar Jean foi substituído pela Professora Elaine Salvatti.

A maneira de conduzir seus mandatos é muito criticada, principalmente por seus aliados políticos. Segundo muitos deles “Jean só faz política para ele mesmo”, caso que ficou notabilizado pela celebre frase, atribuída a Jean ao justificar a “traição” com Grupo de Daltro Fiúza na eleição da mesa diretora em 2010, “eu gosto muito do Prefeito Daltro, mas eu gosto mais de mim”, teria dito Jean.

Novamente eleito em 2016, dessa vez com 233 votos a menos, Jean chegou a Presidência da Câmara em 2017. Não houve oposição a sua eleição,mas desde que assumiu, as queixas de seus pares começaram, segundo a grande maioria dos edis, Jean dificulta o uso da estrutura do legislativo. Caso clássico é o agendamento para o uso dos veículos oficiais, que é dificultado para muitos vereadores e que invariavelmente estão à disposição do Presidente.

Com a eleição para a mesa diretora se aproximando, quase que certamente em setembro, o tempo que Jean terá para reverter suas ações e reconquistar seu eleitorado, entre os vereadores, é muito reduzido. Mas parece que isso não o abala, pois suas atitudes tem sido a de se isolar e repelir os demais vereadores.