Inspetor Chefe do TCE-MS: “Transformar a educação é possível com uma equipe determinada, que foi o que encontramos em Sidrolândia”

11/08/2017 00h00 - Atualizado há 4 anos
Cb image default
Divulgação

Apesar de algumas manifestações de parte  de alguns vereadores oposicionistas, principalmente com relação a educação de responsabilidade do município, o executivo municipal vem trabalhando duro para devolver à rede de ensino municipal uma qualidade que a muitos anos se perdeu.

A atual administração recebeu uma “educação” em petição de miséria, com prédios e equipamentos em péssimo estado de conservação, turmas alocadas em imóveis alugados, pois os prédios que as deveriam abrigar estavam interditados. Salas de aula sujas e com mobiliário precário,  ventiladores, em sua maioria, quebrados e sem funcionar, instalações elétricas precárias e fora das paredes, banheiros quebrados e interditados, sem falar no planejamento curricular, onde por dois anos o município serviu ao POSITIVO, que através de suas famigeradas apostilas levou mais de 5 milhões  de nossa educação.

Com todas as dificuldades e mesmo com recursos escaços, a Prefeitura celebrou com o TCE-MS um TAG (Termo de Ajustamento de Gestão), que foi preparado pelo TCE após fazer vistorias, na rede pública de ensino municipal, no período de  10 e 19 de abril, o qual constatou a herança herdada pela atual administração, conforme texto abaixo, contido no  relatório do TCE-MS.

“Em Sidrolândia os auditores estiveram na cozinha piloto que abastece as escolas do perímetro urbano do município, e também nas escolas da área rural, além de visitarem as instalações de oito escolas municipais e uma unidade em aldeia indígena. Foram encontrados problemas na merenda escolar, na contratação de pessoal, na parte pedagógica com distribuição inadequada de livros didáticos, ausência de planejamento uniforme do ensino e de capacitação continuada de professores, indício de deficiência no aprendizado e deficiência em laboratório de informática”.

Ao contrário do que aconteceu com outros municípios, que se negaram a assinar o termo ou até mesmo que ingressaram na justiça contra o mesmo, o Prefeito Municipal de Sidrolândia, Drº Marcelo Ascoli, depois de muitas vistorias e reuniões com seu corpo técnico, decidiu que é de responsabilidade do gestor resolver os problemas, mesmos que esses tenham sido herdados de gestões anteriores. Assinou o termo e vem cumprindo o que foi firmado, prova disso as pontes que já entregou reformadas, a adequção da cozinha piloto, com relação a distribuição da merenda, a reforma dos banheiros da escola Porfíria e principalmente na reconstrução e ampliação do CMEI Irmá Demétria, entregue oficialmente a população no dia de hoje, na presença do chefe da 6° Inspetoria do TCE-MS, Carlos Alberto Corrêa de Souza, e da representante da  conselheira Marisa Serrano,  a auditora Fernanda Moro.

Carlos Alberto confessou estar emocionado ao ver tamanha transformação. “Esse é o resultado concreto do nosso trabalho. Transformar a educação é possível com uma equipe determinada, que foi o que encontramos em Sidrolândia”.