Indígenas da Aldeia Tereré vão até a Câmara apresentar suas novas lideranças

12/03/2019 00h00 - Atualizado há 4 anos

Na manhã desta terça-feira (12) terenas, pertencentes a Aldeia Tereré, estiveram na Câmara Municipal com o intuito de apresentarem aos Vereadores e a Presidência da Casa, suas novas lideranças.

Os indígenas Sebastião Figueiredo e Ana Batista passam a liderar a Aldeia como Cacique e Vice-cacique, respectivamente. Sebastião é filho do até então Cacique, Capitão Santo, que deixou a posição de líder maior da Aldeia, segundo ele, por motivos de idade, saúde e algumas questões políticas.

A decisão, pela troca na liderança, foi avalizada em assembléia ocorrida também na manhã de hoje.

Com essa mudança os indígenas da Aldeia Tereré demonstram que continuam preservando os costumes ancestrais, reunindo-se para tratar dos interesses da comunidade e respeitando as hierarquias definidas pela cultura, não deixando a política gerir seus destinos, por mais que essa faça parte de suas vidas.

Outro fato, que ficou bem claro, é que a comunidade da Aldeia Tereré não se deixou levar pelo ocorrido na última sessão, demonstrando que está inserida na sociedade e que respeita os poderes constituídos, por mais que em alguns momentos haja divergências de pensamentos e ações.