Indicação do Vereador Ganso visa dar mais segurança e inibir vandalismo em escolas e prédios públicos

07/03/2019 00h00 - Atualizado há 4 anos
Cb image default
Divulgação

A indicação de nº 18/2019, apresentada pelo Vereador VALDECIR JOSÉ CARNEVALLI, na sessão do último dia 26/02, solicitando ao executivo municipal a instalação de câmeras de monitoramento de segurança nas Escolas Públicas Municipais e Cercanias, pode ser o primeiro passo para que se reduza, drasticamente, a questão da depredação de equipamentos, móveis, materiais e instalações em prédios públicos.

A cerca de 15 dias atrás foram feitas denúncias, onde foram mostradas as condições de depredação de algumas escolas. Depredações em instalações elétricas, lousas e sanitários, que envolvem altos custos para a sua recuperação.

Existem relatos de alunos que jogam mochilas em ventiladores, que fazem tiro ao alvo em lâmpadas, que põe fogo em lixeiras, que chutam portas, que arrancam a superfície protetora de carteiras, rebentam fechaduras e que quebram vasos sanitários e sistemas de descarga, em outros atos de vandalismo. Mas esses relatos não são oficializados pelo fato dos autores incutirem o terror em colegas e professores, sendo amparados pelo ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, que lhes dá autonomia para descumprirem regras sociais e de convivência, no máximo os enquadrando como INFRATORES.

O monitoramento por câmeras é muito importante para ampliar a segurança em todos os órgãos públicos de nosso Município. A instalação de câmeras com captação de imagens proporcionará maior tranquilidade a direção e professores das escolas e creches da rede municipal de ensino, inibindo os vândalos de praticarem qualquer tipo de furto ou mesmo depredações, além de auxiliar as autoridades na identificação dos mesmos. A ideia é que o Monitoramento auxilie, de maneira significativa, pois registrará qualquer atitude suspeita de punição, justifica o Vereador em sua indicação.