Iluminação pública de Sidrolândia tem muitas dezenas de lâmpadas acesas 24 horas por dia

15/10/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos

Com o alto custo da iluminação pública, descontado diretamente nas contas de energia e com os altos valores pagos a empresa responsável pela manutenção e conservação dessa iluminação, é inacreditável que se encontre várias dezenas, talvez centenas de luminárias, acesas 24 horas por dia, bem como outras tantas que não acendem nem no período da noite.

Conversamos com moradores de várias regiões da cidade, onde podemos constatar que as observações e reclamações são as mesmas. Na consciência de muitos é inadmissível que uma luminária pública passe 24 horas acesa, durante meses, apagando, na maioria das vezes, só depois que queima, sendo que ninguém apareça para trocar a fotocélula, que é o dispositivo responsável pelo acionamento da lâmpada, no momento em que a luminosidade natural fica baixa, ou seja quando começa a cair a noite, voltando a ser acionado ao amanhecer, causando o desligamento dessa mesma lâmpada.

Muitas pessoas manifestaram indignação com o descaso pois, segundo elas, se o serviço fosse feito a contento, pela empresa terceirizada, além de aumentar a durabilidade do material, com certeza o consumo seria bem menor, possibilitando uma taxa de iluminação pública mais adequada.

Fizemos algumas fotos, na tarde de ontem (14), entre 15 e 16 horas, para ilustrarmos a matéria, mas basta andar, em qualquer setor da cidade, para que se possa verificar “in loco” o que narramos no texto acima.

As fotos foram feitas nas ruas Rio de Janeiro, Alagoas, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Distrito Federal e Pref. Jaime Ferreira Barbosa, somando, somente neste pequeno espaço, quase duas dezenas de fotos, em alguns casos, duas luminárias acesas, na mesma quadra.