Hospital fica sem verba para 13º e pressiona Prefeitura para antecipar pagamento

20/12/2019 19h59 - Atualizado há 4 anos

Segundo a Secretaria de fazenda os repasses da contratualização com o Hospital estão em dia, na realidade a Direção da entidade está pressionando para receber adiantado o mês de dezembro.

Cb image default
Foto TONI REIS

A Direção do Hospital Dona Elmíria Silvério Barbosa quer a antecipação de pagamento, ou seja, quer que os valores referentes aos repasses de dezembro de 2019, sejam repassados dentro do mês, sem a prestação de contas e sem a efetivação dos atendimentos, coisa que só será concluída no próximo dia 31.

A Direção do hospital está ciente de como funciona a questão dos repasses, que são feitos conforme preconiza o Marco Regulatório, que prevê o pagamento após o fechamento do mês e a prestação de contas por parte da entidade.

Na realidade a entidade não se programou para cumprir com o pagamento do 13º dos servidores, visto que são 13 folhas e apenas 12 repasses anuais.

Sem o dinheiro para honrar com a folha dos servidores, a Direção do Hospital preferiu jogar a responsabilidade para a administração municipal. Inclusive o contrato foi renovado no mês de outubro último, onde mais uma vez a Direção da entidade firmou o contrato e teve, novamente, a ciência de como funciona a contratualização e o que determina o Marco Regulatório.

Na tarde desta sexta-feira (20) servidores do Hospital fizeram manifestações em frente a casa de saúde e também em frente a residência do Secretario de Saúde do Município, Nélio Saraiva Paim Filho, todos cobrando a Prefeitura por não receberem seus direitos.

Ambulâncias da Prefeitura, que devem ser utilizadas expressamente para o atendimento a pacientes, foram deslocadas até a manifestação, fato já denunciado e que deverá ser apurado pelas autoridades competentes.

Por TONI REIS