Homem mata amigo enforcado e alega "legítima defesa"

04/10/2021 15h50 - Atualizado há 3 anos

A amizade entre autor e vítima já durava cerca de 10 anos

Cb image default
Divulgação

Na manhã de ontem (03), por volta das 9 horas, a polícia militar foi acionada para atender uma ocorrência de homicídio. Informações davam conta que um homem de 48 anos, identificado como Vangivaldo Martins de Souza, teria sido morto por enforcamento.

Uma guarnição foi deslocada até o local e recebida pelo autor, um homem de 51 anos de idade, que deu sua versão do ocorrido. Segundo ele, tinha laços de amizade com Vangivaldo a cerca de 10 anos e que a vítima, como costumeiramente fazia, teria ido a sua residência.

O autor relatou que em dado momento, já dentro da residência, Vangivaldo o atacou usando uma corda, tentando imobiliza-lo, passando a corda ao redor de seu pescoço e tentando arrastá-lo para o interior de um dos quartos.

O homem disse que os dois acabaram caindo ao solo, momento em que consegui se desvencilhar de Vangivaldo e, na tentativa de se defender, passou a corda ao redor do pescoço do mesmo, até que o suposto agressor desfalece, sessando a agressão.

O autor afirmou que sua intenção era somente de sessar a agressão, mas como a vítima ficou inconsciente,  com o rosto roxo e sem sinais vitais, resolveu contatar seu filho, que informou o ocorrido ao patrão, que chamou a polícia.

A perícia técnica esteve no local e o autor foi encaminhado para a DEPOL de Sidrolândia.

O caso é mantido em segredo de justiça e vários pontos estão sem resposta, como a motivação da vítima em atentar contra a vida de um "amigo de dez anos", o porquê do uso de uma corda, enquanto que arma de fogo, arma branca ou qualquer outro instrumento cortante seria mais eficiente, além de como a ocorrência foi registrada, se homicídio doloso ou culposo.

Por TONI REIS