Forte estiagem leva Prefeitura a decretar Situação de Emergência em Sidrolândia
“Tem produtores que tem 100% da lavoura perdida, então com esse decreto irá auxiliar o produtor rural a acionar seguro caso tenha, e os demais produtores que tem financiamento de custeio, investimento, poderão estar fazendo uma prorrogação junto com a instituição financeira para pagar essas dividas nos próximos anos”,.
A Prefeita Vanda Camilo acabou de assinar o Decreto nº 177/2021, declarando "situação de emergência" no município de Sidrolândia.
O Decreto, assinado na manhã desta segunda-feira (26), é em função dos prejuízos causados pela estiagem e geadas em pontos isolados, responsáveis por quedas na produção da safra de inverno, em média de 50 a 70% de quebra, chegando a 100% em alguns casos.
Os baixos volumes de precipitação também trazem problemas quanto ao abastecimento de água para criações de animais e até para o consumo humano, visto a baixa nos níveis do lençol freático.
A aquicultura, no que se refere a criação de peixes, também está sendo bastante afetada no município.
Apesar de todos os esforços despendidos pela Administração Municipal, visando atender a todas essas demandas formuladas pela produção, os recursos financeiros de que dispõe são insuficientes para normalizar a situação enfrentada.
“Tem produtores que tem 100% da lavoura perdida, então com esse decreto irá auxiliar o produtor rural a acionar seguro caso tenha, e os demais produtores que tem financiamento de custeio, investimento, poderão estar fazendo uma prorrogação junto com a instituição financeira para pagar essas dividas nos próximos anos”, colocou o Presidente do Sindicato Rural, Paulo Stefanello, que entregou o LAUDO CIRCUNSTANCIADO, emitido pelo Sindicato e que amparou a emissão do Decreto.
Por TONI REIS