Falta de caixas de gordura em residências podem estar causando entupimento de tubulações de esgoto

15/10/2019 00h00 - Atualizado há 4 anos

A SANESUL apurou que a rede de esgoto, que a poucos anos começou a ser implantada em Sidrolândia, já possui grandes concentrações de gordura acumulada nas paredes dos dutos.

A descoberta foi feita a partir da abertura de tubos de inspeção localizados na Rua Nioaque, nas proximidades dos trilhos da rede ferroviária, para a ligação da rede de esgoto de um novo estabelecimento comercial que irá se instalar no município.

Ao verificarem a rede principal, para determinarem o local de conexão, os funcionários se depararam com uma enorme concentração de gordura nos dutos, concentração essa que não chega a obstruir a passagem dos dejetos, mas que se continuar a se acumular trará grandes problemas para as residências.

Conversamos com o Supervisor da Sanesul aqui no município, Sr. Bernardino Lugo, que afirmou estar surpreso com o caso pois, segundo ele, essa gordura não poderia estar sendo lançada na rede de esgoto.  Segundo o Supervisor, a gordura de pias de cozinhas deve ser retida nas caixas de gordura das residências e não ser lançada diretamente na rede de esgoto.

O Sr. Bernardino disse que a empresa fará vistorias para apurar a origem dessa gordura e que proprietários de residências ligadas a rede de esgoto, sem as devidas caixas de gordura, serão notificados. 

O Supervisor apela para que a população se conscientize, instale e limpe periodicamente as caixas de gordura, evitando problemas futuros de entupimentos na rede es esgoto.

A caixa de gordura é um dispositivo entre o cano da pia da cozinha e a rede coletoria de esgoto ou fossa. Sua função é não deixar que a gordura dos utensílios se misturar com a água. A água e a gordura vão para a caixa. Por ser mais leve, a gordura flutua e a água fica embaixo. O que separa a água da gordura é uma abertura da caixa que leva a água para a tubulação de esgoto.

Para realizar essa separação, a caixa de gordura deve ser limpa a cada três meses. Essa prevenção pode ser feita manualmente. Você tira a tampa da caixa de gordura, pega a gordura que tem aspecto amarelado é solido, parecido com manteiga com o auxílio de uma concha, coloca em um saco plástico e descarta em lixo comum. A limpeza está concluída quando a caixa de gordura tiver apenas água. A limpeza manual é a mais recomendada. O trabalho leva apenas 20 minutos.