Empresa que derramou óleo na nascente do Vacaria, também queima pneus para aquecer betume
Conforme informamos em matéria anterior, depois de denúncia da Promotoria de Justiça de Sidrolândia, a Polícia Militar Ambiental (PMA), prontamente deslocou-se de Jardim, chegando a Sidrolândia por volta das 13:00 hs, onde acabou constatando a contaminação do solo e da água da nascente. Os Cabos Vasques e De Souza, vistoriaram o local do despejo e boa parte das cercanias, inclusive na área do Parque do Vacaria, onde foi constatado um foco de contaminação da água, foco pequeno, mas que está aumentando a cada hora.
Os militares conversaram com os responsáveis pela empresa ALFA MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, que faz a pavimentação asfáltica do loteamento Tupanciretã, e que foi a causadora do despejo dos resíduos na nascente do rio. Foi solicitada a documentação de regularidade da empresa e da obra, para que seja aberto o processo para responsabilizar e punir os responsáveis.
Os responsáveis pela empresa, apesar de tentarem descaracterizar a gravidade do derramamento, colocaram uma equipe de funcionários para tentar recolher o betume e o óleo derramados. Mas, pelo que se pode constatar, não será tarefa simples, pois os resíduos, principalmente de óleo, já se espalharam, inclusive já chegando ao parque, onde, em alguns lugares, já se pode ver a nata de óleo na superfície da água.
Outra irregularidade encontrada no canteiro de obras da empresa é a maneira como o betume é retirado dos tanques, como é grosso e viscoso, para ser retirado dos tanques, o mesmo tem que ser aquecido, e a empresa está fazendo esse aquecimento com a queima de pneus, fato que pode ser enquadrado, também, como crime ambiental.
Segundo informações obtidas junto ao comandante da PMA, Coronel Matoso, o relatório dos Policiais, que atenderam a ocorrência, será o ponto de partida para as medidas a serem adotadas, podendo inclusive gerar uma ação civil pública.
Após denúncia conjunta dos sites Visão Popular, Sidro News e Correio MS, a Tv Morena enviou a Sidrolândia uma equipe de reportagem, para fazer a cobertura do problema. As reportagens serão exibidas nos telejornais da emissora, na noite de terça-feira(07/04) e na manhã desta quarta-feira (08/04).
A medida que forem confirmados, por meios oficiais, passaremos maiores detalhes do caso.