Empresa autuada, por poluir nascente do vacaria, despeja rejeitos em valão a 500 metros

09/04/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos

Acompanhando a limpeza da área poluída pela empresa Alfa Terraplanagem, na região de APP (Área de Preservação Permanente) da nascente do Rio Vacaria, constatamos que os rejeitos estavam sendo retirados por meio de um caminhão pipa. Ao acompanharmos o deslocamento do veículo, verificamos que o mesmo dirigia-se aos fundos do loteamento, para a parte mais alta do terreno e coberta de vegetação.

Ao chegarmos ao local visualizamos uma imensa vala, onde funcionários descartavam o material poluente, retirado da nascente.

Acompanhamos várias descargas, que se estenderam da tarde de quarta-feira (08/04) a, pelo menos, a tarde de hoje (09/04). O volume de líquidos descartado é muito grande, mas pelo fato da vala ter sido aberta recentemente e estar com grande porosidade, a água acaba infiltrando e deixando na superfície boa parte do óleo e do betume lá colocado.

A Promotoria de Justiça de Sidrolândia, novamente foi comunicada. Foi até o local e constatou a nova irregularidade, procedendo a documentação da infração por meio de fotos e posterior comunicado a PMA MS, que inclusive já havia autuado a Alfa, pelo problema anterior, e aplicado multa no valor de R$ 20.000,00.

Com a nova transgressão, como já é reincidente, as penalidades devem ser diferenciadas e maiores.

O descarte dos resíduos poluentes no alto do terreno, com as próximas chuvas, deve chegar ao lençol freático e, por consequência, atingir as nascentes, que dão origem ao Rio Vacaria, que passa pelo parque, de mesmo nome, um dos principais cartões postais da área urbana de Sidrolândia.

A região onde estão as nascentes, é rica em fauna e flora. São capivaras, preás, peixes, aves, além de uma infinidade de plantas.