Eleição na Câmara terá portas fechadas, 60 convidados e imprensa cadastrada
Em 2013 a eleição também iria ocorrer a portas fechadas e com convites, mas o motivo era outro
O formato definido para a solenidade de posse dos 15 vereadores, bem como para a eleição da mesa diretora, que irá dirigir a Casa no biênio 2021/2022, foi completamente alterado em razão da pandemia da COVID-19.
A justiça eleitoral, na pessoa do Juiz Cláudio Muller Pareja, encaminhou à Casa o ofício de nº nº7864/2020, o qual solicita que sejam adotados procedimentos para cumprimento da normas sanitárias conforme os Decretos 1/2020 e 260/2020.
Oficialmente a atual administração deve se manifestar, formalmente, na manhã desta quarta-feira (30), mas já se sabe que o acesso de populares vai ser limitado a 4 convidados por vereador, que as portas do plenário não deverão permanecer abertas e que a imprensa precisará se cadastrar antecipadamente.
Gabardo, por ser o mais velho, deverá conduzir a sessão, devendo ser secretariado pelo vereador Itamar, atual 1º Secretário da Casa Legislativa.
A sessão não deverá se alongar muito, visto que cerca de 100 pessoas deverão estar presentes no recinto, os 15 vereadores, 60 convidados, integrantes da imprensa e servidores da casa.
Em 2013 houve por parte do ex-vereador David Olindo, o mais idoso na época, uma tentativa de restringir a entrada de populares para a posse, com a distribuição de convites e seguranças nas entradas. Iniciativa que não teve resultado, pois a população compareceu em massa, protestou e as portas da "CASA DO POVO" foram abertas e as pessoas liberadas para entrar.
Por TONI REIS