Drones desrespeitam a lei e fazem sobrevoos acima de público e residências

10/07/2017 00h00 - Atualizado há 4 anos

[caption id=attachment_28167 align=alignleft width=300] Imagem recebida pelo whatsApp[/caption]

Na manhã do último sábado (08) um drone foi flagrado sobrevoando residências, em baixa altitude, na São Bento entre as ruas Oscar Pereira de Brito e Antônio Correia da Costa. O objeto foi visto por diversos morados que ligaram para a Polícia Militar, através do 190. Uma guarnição, atendendo o chamado, esteve no local mas não conseguiu identificar a origem do drone, ou seja, de onde ele estava sendo operado e por quem.

[caption id=attachment_28168 align=alignright width=300] Imagem recebida pelo whatsApp[/caption]

A preocupação dos moradores é com a questão de segurança, pois além de estar sujeito a cair sobre suas casas ou cabeças, o drone tem a capacidade para captar imagens dos lotes, podendo essas imagens serem utilizadas para fins criminosos, como já tem acontecido em outras cidades. Sem contar o fato da invasão de privacidade, pois as pessoas já não estão podendo ficar a vontade nem mesmo no recesso de seus lares.

Buscamos informações junto a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e ao DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), os quais informam que de acordo com a Portaria DECEA nº 282/DGCEA, de 22 de dezembro de 2016, que reedita a ICA 100-40, drones com peso maior que 2Kg e inferior a 25 Kg, só podem ser operados por pessoa habilitada junto a esses órgãos com autorização dos mesmos, além de não poderem sobrevoar aglomerações, devendo manter uma distância mínima de 30 metros.

O ocorrido no sábado não é um fato isolado, no dia 05 de junho, durante a solenidade de abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no momento em que havia uma concentração de mais de uma centena de pessoas, entre autoridades, servidores públicos e comunidade em geral, um Drone sobrevoava a área a não mais de vinte metros de altitude e sobre o aglomerado de pessoas.

O aparelho foi visto por várias pessoas, surgindo o questionamento se estariam corretos aqueles sobrevoos acima de suas cabeças.

Nesta oportunidade conseguimos flagrar o responsável pelo drone, que escondido em um prédio na esquina da Av. Antero Lemes com a Rua Ponta Porã, operava o equipamento, era o Srº Marco Tome Rodrigues, sócio proprietário do site Região News.

Essa não foi a primeira vez que fato como esse aconteceu, durante a campanha eleitoral de 2016, no comício do atual Prefeito, um drone já havia cometido as mesmas irregularidades, mas na ocasião não haviam imagens que pusessem comprovar quem o estava operando.